sexta-feira, 06/09/2019
A2img/Daniel Guimarães
Boas Práticas

Programação Especial na Bolsa Oficial do Café

Programação conta com bate-papo com historiadores e exposição especial

07 de setembro é um dia simbólico para o Brasil, e não é só pela independência de Portugal, proclamada em 1822. Exatos 100 anos depois, o edifício localizado na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos, foi inaugurado como a Bolsa Oficial de Café, uma das primeiras bolsas de valores do país.

Buscando celebrar esse momento especial, o Museu do Café promoverá uma programação gratuita amanhã. Às 10h, o pesquisador Marc Storms receberá o público para um bate-papo sobre o trabalho de Adrien Henri Vital van Emelen, pintor e escultor responsável pelas estátuas da Torre do Relógio, que simbolizam etapas essenciais na cadeia produtiva do grão: agricultura, comércio, indústria e navegantes.

Os interessados no “Ciclo de Diálogos” podem fazer a inscrição, sem custo,  por meio do e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Já quem visitar o Museu às 16h, será presenteado com o espetáculo da orquestra de violas “Cultura Caipira de Valinhos”. Na ocasião, o repertório terá como foco sucessos do gênero consagrados por compositores brasileiros, visando destacar o interior e sertão do País. Aqueles que desejam participar dessa ação podem comparecer ao Salão do Pregão, espaço onde o grupo realizará o show.

O edifício da Bolsa Oficial de Café é conhecido por sua arquitetura eclética, resultado da combinação de diferentes movimentos arquitetônicos em uma única obra, sem produzir um novo estilo. No prédio predominam o neoclássico e o barroco. No dia 12 de março de 2009, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h
R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
museudocafe.org.br