Palestra: Profª Sônia Penin
Aprender a lidar com as diferenças. Este é o conceito defendido pela pró-reitora de graduação da USP e membro do Conselho Estadual de Educação, professora Sônia Penin, convidada desta quarta-feira (27/11) na Semana de Estudos “ A Escola dos Nossos Sonhos”, realizada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Na palestra ela abordou os conceitos da Progressão Continuada e a necessidade de se praticar a tolerância no aprendizado do aluno. “É preciso lembrar que existem diferentes ritmos de aprendizagem e não podemos criar situações de intolerância com aqueles que aprendem mais devagar. O mesmo se aplica também as questões relacionadas a inclusão social”.
Para Sônia Penin, a Progressão Continuada é uma experiência positiva embora ainda exista uma resistência à aplicação do sistema por parte de alguns professores e pais. Ela também destacou a necessidade de superar esta concepção arraigada da escola seletiva que serve às elites e lembrou que as diferenças entre os alunos da escola pública são tão grandes quanto as diferenças sociais existentes. “ Para alguns, chegar na escola já é um avanço social”, complementou a professora.
Ela lembrou que a Progressão Continuada sempre esteve presente na cultura e história da pedagogia e que muitas vezes a escola se organiza de forma burocrática e acaba perdendo um pouco da idéia inicial que é fornecer ao aluno o conhecimento. “Precisamos lembrar que a escola existe para que a criança tenha acesso a esse conhecimento”.
Sobre a repetência, ela ressaltou a importância de fazer com que o aluno continue, ao longo da escolarização, num crescimento contínuo de aprendizagem, sem parada ou volta. “Para o desenvolvimento humano andar para frente é natural e não há parada. Muitas vezes a repetência significava voltar e é difícil para o aluno ser obrigado a retomar todas aquelas áreas de conhecimento quando, na verdade, ele foi reprovado apenas em duas ou três disciplinas”.
No final da palestra, Sônia Penin respondeu algumas perguntas do público e comentou as mudanças anunciadas pela Secretaria da Educação, sobre a realização anual do exame do Saresp e os investimentos para o próximo ano em capacitação de professores. “ As medidas são fundamentais, sobretudo no que se refere a capacitação de professores. Essa é a melhor maneira de avançarmos e superarmos as dificuldades reais que existem, pois através de capacitações e trocas de experiências poderemos chegar ao caminho certo”, conclui.
Realizada pela Secretaria de Estado da Educação, a Semana de Estudos representa a primeira grande discussão sobre o futuro da escola pública estadual com a participação de todos os segmentos da sociedade. Até o dia 29 de novembro serão ministradas palestras por grandes pensadores da educação brasileira e internacional, além da realização de oficinas com professores, pais e alunos para se discutir o papel de cada um como agente da transformação da escola pública.
Programação:
28/11 – quinta-feira
9h às 12 horas – Palestras
– Içami Tiba: “A Escola que Podemos Realizar”
– Gilberto Dimenstein: “Parceiros: Agentes de Sucesso”.
13h30 às 17 horas
– Palestra: Profa. Rosely Sayão – “Parceria família/escola na busca da autonomia dos alunos”
– Oficinas com Pais e Alunos: “Também sou agente na construção coletiva da escola que sonhamos”
29/11 – sexta-feira
9h às 12 horas – Palestras
– Prof. Juan Delval (Espanha): “Una escuela para la democracia”
– Prof. Paulo Afonso Ronca: “Do Futuro da Educação neste país: o que podemos esperar? Esperanças e Incertezas; Tristezas e Alegrias”.
– Encerramento: Secretário Gabriel Chalita
Serviço:
Semana de Estudos “A Escola dos Nossos Sonhos”
Data: de 26 a 29 de novembro de 2002
Local: Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro
Endereço: Rua Abílio Soares, 1.300 – São Paulo