quinta-feira, 18/11/2004

Projeto “Criar e Recrear” incentiva alunos a ler e escrever Legislativa

A assistente técnico pedagógico e professora de ciências, Wilma Alves de Brito, da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes, situada no bairro Vila Monte Claro, tem trabalhado com os […]

A assistente técnico pedagógico e professora de ciências, Wilma Alves de Brito, da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes, situada no bairro Vila Monte Claro, tem trabalhado com os alunos da 6ª série do Ensino Fundamental por meio de um programa chamado Criar e Recrear, resultado do projeto “Leitura na Escola”.

O “Leitura na Escola” surgiu com o propósito de estimular e exercitar o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes. Já o Criar e Recriar aborda o ler e escrever de uma forma dinâmica e interessante, abrangendo fábulas, quadrinhos, contos e outros gêneros literários.

O Criar e Recrear começou a ser executado no começo do ano somente com estudantes da 6ª série do período vespertino da escola. No primeiro bimestre, a professora exemplificou aos alunos os diversos tipos de textos, como narrativa, crônica e artigo. No segundo bimestre, ela começou trabalhando com fábulas, no terceiro, eles abordaram poesia. Agora, no quarto semestre os jovens estão explorando quadrinhos.

Segundo Wilma, o resultado é visível em alguns alunos em termos de aperfeiçoamento e desenvolvimento da língua. “A difícil tarefa de ensinar o aluno a gostar de ler e escrever está sendo combatida na instituição com diversas atividades inovadoras, promovida pelos professores e profissionais do ensino capacitados”, concluiu a professora.

Alexandre Peppe