• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/04/2006
Últimas Notícias

Projeto ambiental no interior do Estado estimula convívio dos alunos com a natureza

O objetivo é formar cidadãos conscientes sobre a importância do meio ambiente O projeto O Verde Garante a Água e a Água Garante o Verde, criado pelo professor de Ciências […]

O objetivo é formar cidadãos conscientes sobre a importância do meio ambiente

O projeto O Verde Garante a Água e a Água Garante o Verde, criado pelo professor de Ciências e Biologia, José Renato Garcia, colocou alunos das quintas séries da Escola Estadual Dr. Paraíso Cavalcanti, na cidade de Bebedouro, no interior do Estado, em contato direto com a natureza. Mas não se trata apenas de um passeio ao ar livre: o objetivo é formar cidadãos conscientes sobre a importância do meio ambiente.

Depois das aulas teóricas sobre os problemas causados pelos assoreamentos, erosões e desmatamentos, aproximadamente 130 estudantes foram levados ao Horto Florestal da cidade de Bebedouro. Oportunidade perfeita para conhecer nascentes de rios, matas ciliares, a vegetação nativa e um projeto de reflorestamento realizado pela Concessionária de Rodovias TEBE S/A. A parceria com a TEBE surgiu em função de um recente reflorestamento que a empresa realizou, com o plantio de 5.700 mudas de árvores nativas neste Horto Florestal.

“A aula de campo é importante para que o aluno assimile os conceitos apresentados em sala de aula. Dessa forma, fica mais fácil o direcionamento das pesquisas em livros para a montagem final do trabalho. O conceito de cidadania é trabalhado para que, futuramente, essas crianças se tornem adultos responsáveis em relação ao meio ambiente”, diz o professor Garcia.   Após a visita à área reflorestada, os estudantes receberão informações da engenheira do local sobre as espécies nativas que foram plantadas e outros detalhes do processo de reflorestamento.