• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 09/10/2018
Ensino Fundamental

Projeto aproxima família das atividades escolares dos alunos

Alunos do 6º ano realizaram as atividades junto com os familiares; ação surgiu para acolher os novos estudantes

Com o objetivo de acolher os novos alunos da escola Professor Eusébio de Paula Marcondes, em São Paulo, surgiu o projeto “Identidade – Resgatando Valores”.  Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental contaram a sua história e trajetória por meio da arte, árvore genealógica, poesias, música, brincadeiras e atividades lúdicas. O processo de ensino-aprendizagem se tornou ainda mais humanizado e efetivo.

As atividades foram aplicadas nas aulas de Português, Matemática, Inglês, Geografia, História, Educação Física e Ciências desde agosto.

“O projeto permitiu o resgate dos valores, da cultura e da história de cada um deles. Eles tiveram a oportunidade, juntamente com a sua família, de conhecer valores, elementos que desconheciam”, explicou a professora de Matemática Fabiana Andrade Miranda.

Realizar o trabalho com a família foi o momento mais importante para a aluna Maria Eduarda Oliveira Cabral, do 6º ano do Ensino Fundamental.  “Eu gostei do projeto, por que cria momentos com a família que às vezes não dava. Eu chamei a minha mãe para fazer o trabalho de poema, maquete de matemática e o texto sobre a infância”, conta.

A iniciativa foi composta por diversos objetivos pedagógicos, como o desenvolvimento da leitura e da interpretação de textos a partir de diferentes gêneros textuais; escuta, escrita e reescrita de textos; linguagem oral e aumento do vocabulário; relação entre textos verbais e não verbais; entre outros.

“Eu senti bastante diferença na escrita dos alunos. São alunos que tem uma certa dificuldade na escrita. Com a confecção desse projeto, eles conseguiram se aperfeiçoar com interesse, empenho e motivação”, disse a professora de português, Vania Lucia de Santana Freitas.

Nas aulas de português, os alunos produziram poesias sobre a infância com o objetivo de resgatar sentimentos que marcaram essa época. “Eu gostei muito do poema. Fiz um poema sobre a minha infância, os meus gostos, as minhas brincadeiras favoritas e os momentos marcantes. Eu gosto de escrever, de contar história. Eu pude passar um tempo a mais com a minha mãe”, explica o aluno Igor Daivid Macedo Bernamo, 6º ano do Ensino Fundamental.

Durante a aula de geografia, eles pesquisaram a origem de seus pais, se vieram de outra cidade ou de outro país. E foi a atividade preferida da aluna Giovanna Gerena Rodrigues. “O que eu mais gostei de fazer foi saber onde eles moravam, os brinquedos favoritos e brincadeiras.  Foi bem legal pra gente passar um tempo mais juntos pra fazer essa atividade”, disse.

O projeto deu tão certo na escola e aceito por todos os alunos que será confeccionado um livro personalizado para cada um com todas as atividades desenvolvidas. Ocorrerá também uma tarde de autógrafos com os pais e declamação de poesias. As atividades estão previstas para novembro deste ano.