• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/06/2019
Ensino Fundamental

Projeto Aulas Fundamentais divulga videoaula sobre ecologia

Conteúdo é ministrado por professor das Etecs de Porto Ferreira e Santa Cruz das Palmeiras

O que acontece quando professores da rede pública de São Paulo se reúnem para divulgar aulas interativas e completas sobre um determinado tema no YouTube? A resposta é o projeto Aulas Fundamentais, que lançou um novo episódio nesse semana. Dessa vez, o tema é ecologia, seguindo as ações na rede em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (05).

Assista a aula sobre ecologia aqui

Professor de biologia do Ensino Médio e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Prof. Jadyr Salles, de Porto Ferreira, e João Elias Margutti, de Santa Cruz das Palmeiras, Marcos dos Santos Silva aborda na aula conteúdos diversos como biologia, tipos de plantas e outros temas que são frequentes no vestibular. “Biologia não é decoreba, é preciso tentar entender a matéria e fazer exercícios. Gosto de sugerir que os alunos preparem pequenos resumos”, explica.

O educador tem um canal próprio no YouTube. Chamado de Tio Marcos Explica, ele aborda diversos temas de ciências e também entra em dicas para quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos. Para ele, a biologia é um tema simples, mas precisa se encarado de outra forma, com mais tranquilidade para que os estudantes não se confundam na grande quantidade de conceitos envolvidos.

O uso da internet e do YouTube para auxiliar estudantes na preparação do vestibular é cada vez mais frequente na rede. Professor de uma das Aulas Fundamentais, o docente Francisco Fagner Araújo Pinheiro, professor da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, pontua que a ideia veio dos alunos, que queriam um material de apoio para estudarem para as provas e saírem do comum. “Vi nesse pedido uma oportunidade de retribuir para a sociedade o que eu recebi das escolas públicas nas quais estudei”, afirma.

Confira os outros episódios:

Língua Portuguesa

Geografia