• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 24/06/2016
Ensino Integral

Projeto auxilia estudantes de Sorocaba sobre o mercado de trabalho

Alunos participam de palestras com profissionais que trazem sua vivência para a sala de aula

O Ensino Médio está repleto de novidades, expectativas e novas responsabilidades aos alunos da rede estadual paulista. Mas o que fazer quando ainda se possui dúvidas sobre o futuro? Percebendo a grande expectativa e pressão que acompanha o momento de decisão, professores responsáveis pelo Projeto de Vida da E.E. Professor Aldemir, unidade de Ensino Integral localizada em Sorocaba, criaram em 2013 o projeto “Série Perfil” que busca orientar os alunos sobre a escolha profissional.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para aproximar os alunos de um leque maior de opções, são organizadas palestras com a presença de um profissional nas Salas de Leitura da unidade a cada 15 dias, discutindo questões como campo de atuação, mercado de trabalho e outras dúvidas. Em 2016, a escola já recebeu visitas de biólogo, cantor, sargento, administrador, dentre outros profissionais. 

A ideia é que o aluno se identifique com uma carreira dentro da sua área de aptidão, detectada pelo projeto de vida, programa das escolas de ensino integral que auxilia o estudante a traçar objetivos e metas de forma individual. Se o interesse e facilidade de aprendizado estiver mais voltado para exatas, por exemplo, o projeto ajuda o aluno a descobrir profissões que possam ser de seu interesse como arquitetura, engenharia ou física.

Espaços gratuitos para leitura

As Salas de leitura são equipadas com livros, jornais, revistas, DVDs e aparelhos eletrônicos. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de história, teatro e até jogos lúdicos de diversas disciplinas.