• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 18/12/2011
Últimas Notícias

Projeto Centopeia premia alunos da rede que mais leram livros em 2011

Mais de seis mil estudantes da rede estadual da região de Catanduva participaram do programa este ano, somando cerca de 51 mil obras lidas   O Projeto Centopeia, desenvolvido pela […]

Mais de seis mil estudantes da rede estadual da região de Catanduva participaram do programa este ano, somando cerca de 51 mil obras lidas

 

O Projeto Centopeia, desenvolvido pela Diretoria de Ensino da região de Catanduva, entrou este ano em sua quarta edição e premiou os alunos das 22 escolas da região que mais leram. O programa tem o objetivo de incentivar os estudantes de 6º a 9º ano a lerem pelo menos 10 obras por ano.

O aluno deve manter um caderno de leitura, com fichas e notas para as obras lidas, que é avaliado pelos docentes de português e arte. Além disso, cada turma tem um painel com a respectiva lista de estudantes. Ao lado do nome da criança, todo volume lido é marcado com uma bolinha, representando partes do corpo de uma centopeia. Neste ano, mais de seis mil alunos participaram do programa, somando 50.831 obras lidas.

“A leitura é essencial. A partir do momento que o aluno sabe ler, sabe decodificar um texto, ele está pronto para a vida”, afirma a professora coordenadora pedagógica da Oficina de  Português, Mariângela Soares.

Projeto

Dez municípios participam da ação: Ariranha, Catanduva, Catiguá, Embaúba, Marapoama, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã. O projeto, criado em 2008, está em sua quarta edição e tem obtido ótimos resultados, estimulando a leitura entre os estudantes. Alguns alunos chegam a ler até 300 livros em um ano.

“O projeto Centopeia gerou uma efervescência pela leitura. Nos intervalos, após a merenda, parte dos alunos troca livros nas salas de leitura, sempre cheias, que se tornam espaço de alegria. É também um momento de falar sobre os títulos e personagens que mais gostaram”, explica a dirigente regional de ensino, Maria Aparecida Cheruti Frare.