• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/10/2004
Últimas Notícias

Projeto Cine Família leva o cinema para escolas estaduais

Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Cinemagia será exibido um filme todos os domingos nas escolas integrantes do Programa Escola da Família A […]

Através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Cinemagia será exibido um filme todos os domingos nas escolas integrantes do Programa Escola da Família

A partir deste final de semana, mais de três mil escolas estaduais da capital e interior paulista exibirão filmes nacionais e internacionais para os participantes do Programa Escola da Família e comunidade do entorno escolar.

Nesta sexta-feira, dia 22, o Secretário de Estado da Educação de São Paulo, Professor Gabriel Chalita, assinou parceria com o Projeto Cinemagia, pertencente ao Grupo Europa Filmes, em evento realizado no teatro da TV Cultura, em São Paulo.

“Esse convênio entre a Secretaria Estadual da Educação e a Europa Filmes, levando cinema para o Escola da Família é muito importante, pois, além de resgatar o convívio familiar, ele ainda dará oportunidade para que os filmes sejam trabalhados pedagogicamente de forma transversal”, afirmou Gabriel Chalita.

No evento, foi realizada uma teleconferência do Projeto Cine Família, destinada aos educadores do Programa Escola da Família, com debate sobre o cinema dentro da escola, sua importância no processo pedagógico dos alunos e como é interessante levar as famílias para as sessões nas escolas.

Apresentada por Cunha Júnior, a teleconferência teve também apresentações de alunos da EE Roberto Amaury Galliera, do Guarujá, que fizeram uma coreografia baseada em trilhas sonoras de filmes famosos, como “Moulin Rouge”, “Priscilla, a Rainha do Deserto” e “Cantando na Chuva”, entre outros. O rapper Rimático, Luciano Silva, cantou a música “Cinema Novo”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, em forma de rap.

Além do Secretário Gabriel Chalita, participaram da teleconferência o diretor de cinema Aníbal Massaini, o presidente da Europa Filmes, Matteo Levi, e o professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Adilson Citelli, entre outros convidados.

Projeto Cine Família

O Projeto Cine Família consiste na exibição de um filme todos os domingos, das 14 às 16 horas, por meio do sistema de teleconferência nas escolas integrantes do Programa Escola da Família, inicialmente, em três mil unidades.

Os filmes serão previamente selecionados e os títulos poderão ser divulgados com antecedência para a comunidade. A entrada é franca, e os interessados devem procurar a escola mais próxima da sua casa e verificar a grade de programação.

“O Projeto Cine Família tem como objetivo potencializar o Eixo Cultura, promovendo por meio da exibição de filmes a ampliação do contexto cultural da comunidade e favorecendo a integração da Proposta Pedagógica da Escola com o final de semana”, explica o secretário de Educação, professor Gabriel Chalita.

As sessões serão realizadas dentro do espaço escolar com o acompanhamento de educador profissional, universitário ou um voluntário do Programa Escola da Família.

“O Cinema na Escola será uma oportunidade para alunos, pais, professores, e a comunidade em geral para vivenciar novas experiências, se emocionar, chorar, rir, ou simplesmente se maravilhar com a arte que tanto encanta e educa. Mais uma vez o Escola da Família mostra que cumpre o seu papel, que também é oferecer atividades de lazer e cultura à população de São Paulo”, analisa a coordenadora geral do Programa Escola da Família, professora Cristina Cordeiro.

Primeira sessão

Oficialmente, o Projeto Cine Família começa no dia 7 de novembro, mas, excepcionalmente, neste sábado, dia 23, haverá uma pré-estréia, das 14h30 às 16h30, com o Filme “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” . Um filme brasileiro de aventura voltado para as diversas faixas etárias.

O filme

Tainá – Uma Aventura Na Amazônia

Aventura – Infantil / Brasil / 2000 / 90 min

Direção: Sérgio Bloch, Tânia Lamarca

Elenco: Eunice Baía, Caio Romei

Sinopse:

As incríveis e emocionantes aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um belo recanto do Rio Negro, na Amazônia. Ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Catú, o novo amiguinho, passa a ser seu companheiro inseparável após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas.

O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma ‘fuga’ para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.