sexta-feira, 13/12/2019
Boas Práticas

Projeto com universidades locais transforma escola em Loja Comunitária

Iniciativa é da USP de São Carlos e UFSCAR e aconteceu na Escola Estadual Attilia Prado Margarido

Um projeto de extensão de alunos da graduação da USP São Carlos e da UFSCar transformou a vida dos estudantes da E.E. Attilia Prado Margarido, em São Carlos. No dia 30 de novembro, a escola promoveu uma grande loja de arrecadação de doações para a comunidade carente do local, no projeto chamado de “Loja Solidária”.

O objetivo do evento é fazer a doação de brinquedos, calçados, bijuterias, roupas, livros e produtos de higiene com uma “sensação de compra” para a população carente de São Carlos, em especial na época natalidade e de fim de ano. “A escola é um ambiente democrático, no qual sempre é importante promover ações que envolvam toda a comunidade escolar”, comemora Bruna Waitman, da equipe pedagógica da Secretaria.

A Operação Natal é um projeto de extensão de universitários da USP que arrecada itens durante o semestre e em novembro faz um megabazar aberto a população são-carlense. A ideia é montar uma superloja, cujos produtos não possuem valor monetário para seus “clientes”.

Além de envolver a comunidade escolar, o projeto também estimula a organização dos estudantes e envolvimento em matérias escolares, como matemática. “Projetos que estimulem diversas habilidades, como as cognitivas e também as socioemocionais, são uma prioridade para nós. Teremos várias iniciativas para levar as boas práticas da rede para todo o estado”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

O evento também teve outras atrações para cativar quem estava presente, como cama-elástica, pipoca, algodão-doce, pintura de rosto, abraço grátis e uma apresentação dos Doutores Palhaços do grupo Risòólis.