quinta-feira, 14/10/2004

Projeto Correspondência proporciona encontro entre estudantes

A EE Cel. José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos (DE Ourinhos), desenvolve o Projeto Correspondência, que envolve alunos da 8ª. Série e 1º ano do Ensino Médio em uma […]

A EE Cel. José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos (DE Ourinhos), desenvolve o Projeto Correspondência, que envolve alunos da 8ª. Série e 1º ano do Ensino Médio em uma experiência diferente nesses tempos de internet: a escrita de cartas pelo Correio.

A cada 15 dias, os estudantes são orientados por professoras a redigirem as cartas, que são enviadas de escola para escola. Também participam do projeto a EE Oswaldo Salles (da cidade de Sodrélia), EE Leônidas do Amaral e EE Prof. Zilda Comegno Monte (ambas de Santa Cruz do Rio Pardo).

O objetivo é integrar os alunos desenvolvendo a habilidade da escrita, como conta a diretora da EE Inocêncio Valderês Peruche: “Os alunos têm muita facilidade e gostam muito de se comunicar com outros na mesma faixa de idade. Eles não costumavam colocar no papel o papo do ônibus, da rua, da praça”. A professora Valderês lembra o conceito do aprendizado pela prática apontado pelo educador Rubem Alves no livro “Aprendiz de Mim”.

O projeto existe desde 2002 e promove encontros anuais entre os estudantes nas diferentes cidades e escolas. No dia 1º de outubro, ocorreu o último, na EE Oswaldo Salles, em Sodrélia. O próximo será no final de novembro, na EE Leônidas do Amaral, em Santa Cruz do Rio Pardo. “É muito bom fazer novos amigos, conhecer estudantes de diferentes lugares e experiências de vida diversas”, diz o aluno Luiz da EE Inocêncio Moreira. Além das cartas, os estudantes também mandam fotos.

Evelyn Carvalho