• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 12/06/2015
Últimas Notícias

Projeto criado por alunos da rede será apresentado em feira científica nos EUA

Estudantes de Jales participam da Genius Olympiad, em Nova York, em busca de um mundo sustentável

“Sonho de viver num mundo sustentável”. É este o desejo que três estudantes, de uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Jales, com apenas 48 mil habitantes, almejam conquistar. Eles descobriram que a escola é o cenário ideal para alimentar este sonho e motivar outros alunos a segui-los nesta caminhada.

Os estudantes Jhonatan Fernando Ferreira, Wigor Lucas Ribeiro e Raphael Casagrande Fernandes, de 16 a 17 anos, passam o dia na E.E.Professor Carlos de Arnaldo Silva, localizada no bairro Jardim América. Eles entram todos os dias às 7h e seguem até as 23h. Para Wigor Ribeiro, todo mundo tem a oportunidade de conquistar o seu objetivo, basta se dedicar. “Com estudo e força de vontade qualquer pessoa pode chegar longe,” fala.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Mesmo levando uma vida simples e distante da grande metrópole, os meninos criaram criaram um projeto que prevê o reaproveitamento das águas cinzas descartadas na cozinha da escola e assim tornaram o sonho em realidade. Com materiais inorgânicos e orgânicos, os estudantes produziram um mecanismo com a função de eliminar a sujeira e o odor da água, viabilizando a reutilização em banheiros e na limpeza das áreas externas da escola.

“Nosso objetivo é passar o projeto para outras escolas, famílias de baixa renda, comunidades quilombolas e aldeias. Com isso, teremos um impacto ambiental e social”, explica o estudante Jhonatan Fernando Ferreira, de 16 anos.

E foi com essa determinação que os três jovens foram convidados a participar da feira Genius Olympiad, uma competição internacional que envolve trabalhos relacionados a questões ambientais, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio de diversos países, que acontece entre os dias 16 e 21 de junho. Eles colocaram na mala os seus sonhos e embarcam para Nova York, nos Estados Unidos, neste sábado (13).

Os jovens querem aproveitar a oportunidade para disseminar o projeto para todos os estudantes participantes da feira. O aluno Wigor Lucas Ribeiro, de 17 anos, destaca que todas as escolas podem adquirir o equipamento, pois é eficaz, tem baixo custo, é de fácil manutenção e pode ser instalado em qualquer lugar. “Com a instalação do projeto em todas as escolas, teremos uma grande economia e o dinheiro gasto com a água poderá ser revertido em outras ações”, explica.

O passaporte para representar a rede estadual de ensino, nos Estados Unidos, surgiu com a vitória dos estudantes na Feira de Ciências da Educação, em 2014. Saiba mais

“Somos de uma cidade muito pequena. A gente nunca espera um reconhecimento tão importante numa feira bem conceituada no Estado de São Paulo, e agora estamos seguindo para a Genius Olympiad com diversos alunos do mundo inteiro”, conta Jhonatan Fernando Ferreira, de 16 anos.

O professor de química, Sérgio Roberto Martins, diz que o seu papel foi de orientar os alunos. “Eles pediram o meu apoio como orientador e aceitei. É muito gratificante acompanhar o crescimento desses alunos que apesar das dificuldades não desistiram”, finaliza.