• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 20/09/2020
Pais e Alunos

Projeto da Fatec Pindamonhangaba conquista prêmio nacional do ITA 2020

Estudantes foram classificadas em primeiro lugar no ITA Challenge; vencedoras recebem recursos, mentoria e horas de laboratório

O projeto de uma embalagem sustentável desenvolvida com algas marinhas capaz de reduzir a poluição ambiental e os riscos para a saúde venceu a 8ª edição do prêmio ITA Challenge 2020, realizado pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). O produto está sendo desenvolvido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pindamonhangada e promete ser uma alternativa eficiente às embalagens plásticas.

O trabalho “Bioembalagem”, das estudantes do curso de Gestão de Negócios & Inovação (GNI), concorreu com trabalhos de todo país e venceu na categoria Decola do prêmio. A equipe classificada em segundo lugar é do Instituto Militar de Engenharia – IME (RJ) e o terceiro classificado é da Universidade Federal do Pará (UFP).

O grupo da Fatec Pinda é formado por Amanda Almeida, Danielle de Souza e Gabrielle Silva. “A experiência no ITA Challenge trouxe melhorias e alternativas que amadureceram a ideia de desenvolver uma embalagem sustentável”, explica Gabrielle.

Entusiasta do empreendedorismo, a jovem afirma que depois de formada pretende trabalhar na área e reconhece a influência do Centro Paula Souza (CPS) nessa trajetória. Além de colegas na Fatec, as três estudantes cursaram a Escola Técnica Estadual (Etec) João Gomes de Araújo.

Mercado

A apresentação e o resultado do prêmio foram anunciados em 12 de setembro. O grupo vencedor receberá R$ 8 mil para serem investidos em uma startup que coloque o projeto no mercado. Outros prêmios para o primeiro colocado são a monitoria com uma empresa especializada em Inteligência de Mercado e 100 horas para uso do laboratório do ITA, em São José dos Campos.

O júri do ITA Challenge foi formado por mentores da Embraer, do Centro de Pesquisa Albert Einstein e da GAG Investimentos, além de especialistas do próprio Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O projeto “Bioembalagem” aproveitou o conceito de open innovation, que estimula a criação de soluções inovadoras para problemas reais e envolve conhecimento de diversas disciplinas. A orientadora foi a professora Eloisa Lopes, com coorientação técnica em Química de Marta dos Santos, do coordenador do curso de GNI, Sérgio Montoro, e da diretora da unidade, Cristina Ares.

Solução de baixo custo

“A enorme produção de lixo no mundo e o impacto poluidor de sacos, bandejas e caixas plásticas sensibilizaram as alunas e confirmaram que a bioembalagem tem um nicho promissor de negócio”, afirma Eloisa. “Essa tecnologia tem baixo custo e é 100% degradável num período de até dois anos. O plástico demora cerca de 400 anos para se degradar”, comparou a professora.

Outro benefício da solução é que a fórmula à base de algas marinhas não causa danos à saúde se for absorvida pelo organismo. Para a educadora, esse diferencial torna a bioembalagem adequada para as indústrias de alimentos, farmacêutica e cosméticos.

Para transformar o projeto em produto, a equipe trabalhou no laboratório de química para o desenvolvimento de um protótipo. Após a realização de testes iniciais para validação, o modelo continuará sendo aperfeiçoado durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes. O próximo passo será submetê-lo ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para registro da patente.

Ficha técnica

A Fatec Pindamonhangaba foi classificada também no ITA Challenge de 2019 com dois projetos semifinalistas. Um dos trabalhos foi a produção de uma embalagem feita com fibra de bananeira e outro, a modelagem de uma startup de alimentos.

O ITA Challenge visa a difundir a cultura do empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica. A competição está aberta a alunos do Ensino Fundamental à pós-graduação de todo o país.