• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 23/10/2013
Professores e Funcionários

Projeto de alunos da rede estadual ganha repercussão em 12 países

Iniciativa de escola de São Bernardo do Campo fala sobre a Segunda Guerra Mundial e o holocausto

Discutir temas relacionados ao holocausto com crianças e adolescentes é uma tarefa delicada, que requer cuidado e atenção. Quatro professoras da E.E.Francisco Cristiano Lima de Freitas, em São Bernardo do Campo, encontraram uma forma diferente de tratar o assunto com cerca de 320 alunos.

O primeiro passo do projeto “Um Mundo Mais Tolerante” envolveu a leitura do livro “A mala de Hana”, que mostra como viviam as crianças submetidas ao holocausto. Após essa etapa, professores e alunos entraram em contato com as pessoas envolvidas na história de Hana, no Canadá e no Japão.

“Envolvemos os alunos em pesquisas sobre a Segunda Guerra Mundial e criamos um blog com o objetivo de registrar os trabalhos realizados pelos alunos disseminando a mensagem sobre intolerância racial”, conta a professora de língua portuguesa da unidade e uma das idealizadoras do projeto, Vanessa Rodrigues.

O blog, criado para o projeto, fez tanto sucesso que ganhou até repercussão internacional, sendo acessado em doze países. Por conta disso, todo conteúdo é escrito em português e inglês. No espaço, os alunos são estimulados a interagir, opinar e divulgar as ações da iniciativa, como a confecção da réplica da mala de Hana que levava em seu interior mensagens dos estudantes contrárias à intolerância e o preconceito.

“Os alunos passaram a se interessar mais pelo tema com o projeto. Até os que não gostavam tanto de leitura se despertaram e ficaram maravilhados ao ver o trabalho ultrapassando fronteiras”, afirma, com empolgação, Vanessa.