• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/11/2015
Pais e Alunos

Projeto de captação de água de chuva criado por estudantes de Birigui é premiado

Alunos e equipe foram vencedores da fase estadual do Prêmio Gestão Escolar

Os estudantes do Ensino Médio da E.E. Antonio Kassawara Katutok, em Gabriel Monteiro, região de Birigui, são os responsáveis por projetos sustentáveis como a instalação de um sistema econômico e ecológico de captação de água. Eles receberam o primeiro lugar do Prêmio Gestão Escolar, na etapa paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As turmas do Ensino Médio da escola criaram um novo sistema e utilizam a água na irrigação da horta escolar e de um bosque que os alunos plantaram. O concurso, realizado em parceria com a Educação e organizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), tem o objetivo de valorizar e motivar escolas públicas do País na prática da gestão democrática e de qualidade.

A ação não para por aí. Os produtos da horta são utilizados na merenda e as cascas e sobras são reaproveitadas como adubo. Antes, porém, os alunos passam de sala em sala para mostrar a quantidade de comida desperdiçada diariamente e alertar os colegas para o problema. Desde quando o projeto foi implantado, o desperdício diminuiu de forma drástica na escola.

Além do meio ambiente, a leitura também ganhou atenção especial. As iniciativas incluem apresentações de teatro e dança com alunos do Ensino Fundamental. Os espetáculos são produzidos a partir de textos famosos.