• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 07/06/2013
Professores e Funcionários

Projeto de educação ambiental convida alunos de Guarulhos a plantarem árvores

Segundo diretora, ações da iniciativa colaboraram com a redução da indisciplina entre os alunos

Aprender a importância de se plantar uma árvore não faz parte da rotina do currículo escolar, mas é essa a grande lição que os professor-mediador Fabio Bertoli se prontificaou a ensinar aos alunos da E.E. Homero Rubens de Sá, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

Com o intuito de repassar aos estudantes noções de educação ambiental, os professores criaram o Projeto Acolher, que, desde maio de 2013, vem mudando a rotina dos alunos com a inserção de práticas sustentáveis nas aulas e eventos extraclasse. A iniciativa partiu do corpo docente, com o apoio da direção escolar e de profissionais de diversas áreas, que atuam no projeto como voluntários.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Somente durante o mês de junho foram plantadas pelos alunos nas dependências da escola quatro árvores e cerca de 700 mudas de hortaliças, agrupadas em uma horta comunitária.

“Muitos alunos imaginam que o pé de alface comprado na feira ou no supermercado já vem na embalagem. E aqui eles podem ver que existe todo um trabalho, todo um processo feito com carinho, para que se tenha um resultado satisfatório no final”, conta Carlos Sizuo, professor de matemática e responsável pela horta da escola.

Com a orientação do professor Carlos, os estudantes participam de todo o processo de plantio, desde a limpeza da área disposta nos fundos da escola até a colheita das primeiras árvores e hortaliças. Alface lisa, roxa, crespa e mimosa, além de café e cebolinha, são algumas das espécies cultivadas.

Com o sucesso da ação, a expectativa dos professores é de expandir a ação. “Somos a maior escola da região e queremos usar todo o espaço físico disponível. Os planos são de mapear a área externa da escoal, que possui cerca de 10 mil metros quadrados, e fazer uma trilha ecológica”, diz o professor-mediador Fabio Bertoli.

“Alguns alunos do 6º ano, quando viram este projeto, resolveram criar suas próprias hortas em suas casas, nos vasos que as mães já possuiam. Então, conforme as plantas vão crescendo, eles acompanham o desenvolvimento e trazem para eu ver e dizem todo orgulhosos: ‘Fui eu que fiz, eu que plantei. E vai para a minha salada”, conta a professora de Geografia Simone Vanucci Benvengo, que também integra o projeto.

Queda na indisciplina

Para a diretora da E.E. Homero Rubens de Sá, Flávia Pessoa da Fonseca, a maior contribuição que o Projeto Acolher trouxe para a unidade foi a queda de 95% do índice de problemas de comportamento envolvendo os estudantes. “Os alunos que com problemas de indisciplina estão envolvidos no projeto e já não visitam mais a sala da direção. As novas tarefas possibilitadas com o projeto preencheram o tempo ocioso desses jovens, motivando-os a serem mais participativos”, explica a diretora.