• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/05/2006
Últimas Notícias

Projeto de escola estadual da Capital atrai especialista holandês em mudanças educacionais

Ele pretende conversar sobre o impacto do Projeto “Penso, Logo Escrevo”, criado por professor da escola Esta semana promete entrar para a história da Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli, […]

Ele pretende conversar sobre o impacto do Projeto “Penso, Logo Escrevo”, criado por professor da escola

Esta semana promete entrar para a história da Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli, na zona leste da Capital. Na quarta-feira, dia 31, um especialista internacional em mudanças educacionais irá visitar a unidade escolar a partir das 14 horas.

O Dr. Boudewijn Van Velzen, na condição de Diretor do APS International e representante da Fundação Cees Pot, pretende conversar com a equipe escolar da unidade sobre o impacto do Projeto “Penso, Logo Escrevo” na aprendizagem de alunos e no aperfeiçoamento de professores.

A idéia

O Projeto “Penso, Logo Escrevo”  foi implementado na Escola Estadual Professora Ruth Cabral Troncarelli em dezembro de 2004 por iniciativa do professor Wagner Siqueira, com apoio da diretora Beatriz Oliveira Silva e da Diretoria de Ensino Leste 1. Atualmente beneficia cerca de 600 alunos, desde a 5ª série do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.  

Como surgiu a idéia

Tudo começou quando Wagner, preocupado com a dificuldade de alguns alunos do ensino médio em colocar suas idéias no papel, decidiu reverter à situação. Graças a muitas parcerias, conseguiu livros e outros materiais, e passou a experimentar novas estratégias para motivar os jovens e envolvê-los no processo de criação de textos. Inicialmente, cerca de 300 alunos foram beneficiados no primeiro ano do projeto, finalizado com a edição de um livro (ainda não impresso) com as redações dos alunos.

Wagner, que domina o Inglês, entrou em contato com o APS-International -Centro Inernacional de Aperfeiçoamento de Escolas, da Holanda,  em busca de apoio. O diretor do APS International, Dr. Boudewijn van Velzen, que há 10 anos atua no Brasil em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), passou a acompanhar o trabalho do professor. Depois de um ano, a Fundação Cees Pot, ligada ao APS International, decidiu apoiar o professor Wagner nos estudos de pós graduação por três anos, com a condição de que eles tivessem como foco a melhoria da escola e da aprendizagem dos alunos, além do envolvimento da equipe docente. Ao mesmo tempo, contratou uma professora especialista em facilitação de mudanças educacionais, Madza Ednir, do CECIP, para acompanhar e apoiar o processo pelo mesmo período.

Melhorias

Os resultados das avaliações mostraram que os avanços foram grandes, o que estimulou outros professores da escola a  participar. O time é formado por Maria Fernandes da Silva, Marcelo Gomes de Melo, Antônia Márcia Miatelli do Carmo, Maria Auxiliadora da Silva, Regina Aparecida de Araújo Andrade, e também conta com os professores coordenadores Teresinha Galhardi (período diurno) e Severino Eleutério Bezerra (período noturno).