• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/01/2021
Sociedade

Projeto de extensão mostra a zona costeira sob o olhar das comunidades

Projeto de extensão intitulado Exposição Fotográfica Itinerante Nossa Costa, coordenado pela  do Instituto de Biociências da UNESP (IB-CLP), tem como objetivo reunir fotografias registradas pelos moradores das comunidades costeiras que […]

Projeto de extensão intitulado Exposição Fotográfica Itinerante Nossa Costa, coordenado pela  do Instituto de Biociências da UNESP (IB-CLP), tem como objetivo reunir fotografias registradas pelos moradores das comunidades costeiras que retratem os ambientes em que vivem.

Com apoio do Instituto Ecofaxina e da Associação de Moradores do Mangue Seco e Butantã, da Zona Noroeste de Santos, a amostra visa capturar o olhar das comunidades sobre realidade socioambiental do ambiente costeiro-marinho da região insular-costeira de São Vicente, Santos e arredores, de modo que a população possa refletir sobre suas atitudes diante do ambiente costeiro.

De forma visual e perceptiva, a fotoimagem propicia uma linguagem acessível à população na captura das diferentes percepções da sociedade e as reais forma de adaptação das comunidades costeiras mediante as transformações socioambiental do litoral paulista.

O projeto visa retratar o ambiente costeiro na visão das comunidades locais apresentando as potencialidades, conflitos e demandas sobre o uso do bioma costeiro-marinho. Visa também envolver as comunidades através do uso de fotoimagens para capturar a percepção das comunidades costeiras sobre questões socioambientais, assim como promover o ambiente costeiro baseado na conscientização de sua importância socioecológica.

Devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a exposição está sendo realizada de forma virtual, pela página do projeto no Facebook (https://www.facebook.com/exponossacosta), e posteriormente serão elaboradas exposições físicas em centros culturais e associações comunitárias.