sexta-feira, 22/07/2005

Projeto de férias na Escola Estadual Vereador Durval Evaristo dos Santos, em Itaquá

A ociosidade, as atividades de risco e a falta de espaço adequado para recreação e lazer são alguns dos fatores que tendem a “frustrar” as férias escolares de muitas crianças […]

A ociosidade, as atividades de risco e a falta de espaço adequado para recreação e lazer são alguns dos fatores que tendem a “frustrar” as férias escolares de muitas crianças e adolescentes. Mas isso não é regra. Pelo menos na Escola Estadual Vereador Durval Evaristo dos Santos, da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, que, até este sábado, 23, desenvolve o projeto “Brincando e Aprendendo nas Férias”, integrando o programa Escola da Família.

Com o apoio de 125 voluntariados, entre professores, pais e coordenadores o projeto oferece um espaço de integração, recreações e aprendizado cultural durante o período de férias.

Assim, uma inquieta multidão de crianças e adolescentes entre 04 a 14 anos lotou a quadra da escola durante a abertura do programa no dia 18 de julho, quando foram apresentados os monitores responsáveis de cada turma de crianças e divulgadas as atividades que seriam realizadas ao longo da semana. A escola se transformou em verdadeiro centro de recreação, com oficinas de artes, teatro, musica break, jogos cooperativos e passeios culturais que no roteiro incluem Pinacoteca, Museu de Artes Moderna (Mam), Museu do Ipiranga, Parque Zoológico e Parque Ecológico do Tiete.

Segundo a idealizadora do projeto, Nair Godoi, a intenção é incluir a criança em um ambiente seguro, em que ela possa se divertir sem estar exposta aos riscos que existem quando brinca na rua e, também para evitar os acidentes domésticos. “O que acontece nas comunidades é que a mãe vai trabalhar e o filho fica na rua, onde pode ter contato com as drogas e as outras coisas ruins. Na escola existe maior segurança e as brincadeiras são saudáveis e educativas”, diz Nair.

Ronaldo Tenório