No mês passado, mais de 30 alunos participaram do projeto de grafitagem da EE Antonio Pinto de Campos, em Cajamar. A turma de aceleração da 8ª série desenvolveu a arte do grafite, com o apoio e organização da equipe do programa Escola da Família da Diretoria de Ensino de Cajamar.
O projeto provou que grafitagem é coisa séria, pois os alunos puderam trabalhar a arte no meio em que vivem. A idéia propicia a interação da sala de aula nos finais de semana, servindo de comparação para outras atividades pedagógicas.
A origem desta iniciativa surgiu quando a professora de Educação Artística, Márcia Mendonça Moreira, queria despertar cada vez mais o interesse e a atenção dos alunos, assim, ela precisava elaborar alguma atividade inovadora capaz de transmitir o conteúdo artístico, lazer e integração social n a sala inteira.
Trabalhando com jovens da faixa etária dos 13 aos 17 anos da 7º série de Ensino Fundamental e da 1 a e 2 a série do Ensino Médio, a professora Márcia iniciou seu projeto com uma pesquisa sobre a história e origem do hip hop. Após a implantação deste projeto, veio o grafite tendo a colaboração do programa Escola da Família.
Segundo ela, os estudantes são muito críticos com relação aos seus próprios trabalhos. Eles avaliam com colegas e professores o grau e a qualidade de cada obra produzida. As meninas não ficaram de fora e também produziram trabalhos de grafite e musica na parte de axé e rock. Ela acrescentou, ainda, que a experiência foi fantástica e enfatizou também como conquistou o respeito de todos os alunos.
Alexandre Peppe e Paola Martins