• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 21/07/2004
Últimas Notícias

Projeto de Grafite ajuda jovens na EE Antonio Pinto

No mês passado, mais de 30 alunos participaram do projeto de grafitagem da EE Antonio Pinto de Campos, em Cajamar. A turma de aceleração da 8ª série desenvolveu a arte […]

No mês passado, mais de 30 alunos participaram do projeto de grafitagem da EE Antonio Pinto de Campos, em Cajamar. A turma de aceleração da 8ª série desenvolveu a arte do grafite, com o apoio e organização da equipe do programa Escola da Família da Diretoria de Ensino de Cajamar.

O projeto provou que grafitagem é coisa séria, pois os alunos puderam trabalhar a arte no meio em que vivem. A idéia propicia a interação da sala de aula nos finais de semana, servindo de comparação para outras atividades pedagógicas.

A origem desta iniciativa surgiu quando a professora de Educação Artística, Márcia Mendonça Moreira, queria despertar cada vez mais o interesse e a atenção dos alunos, assim, ela precisava elaborar alguma atividade inovadora capaz de transmitir o conteúdo artístico, lazer e integração social n a sala inteira.

Trabalhando com jovens da faixa etária dos 13 aos 17 anos da 7º série de Ensino Fundamental e da 1 a e 2 a série do Ensino Médio, a professora Márcia iniciou seu projeto com uma pesquisa sobre a história e origem do hip hop. Após a implantação deste projeto, veio o grafite tendo a colaboração do programa Escola da Família.

Segundo ela, os estudantes são muito críticos com relação aos seus próprios trabalhos. Eles avaliam com colegas e professores o grau e a qualidade de cada obra produzida. As meninas não ficaram de fora e também produziram trabalhos de grafite e musica na parte de axé e rock. Ela acrescentou, ainda, que a experiência foi fantástica e enfatizou também como conquistou o respeito de todos os alunos.

 

Alexandre Peppe e Paola Martins