• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/12/2004
Últimas Notícias

Projeto Doação de Sangue mobiliza alunos de Ourinhos

Duas vezes por ano, estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos da Escola […]

Duas vezes por ano, estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos da Escola Estadual Professora Esmeralda Soares Ferraz, de Ourinhos, participam do projeto Doação de Sangue , para o Banco de Sangue da Santa Casa de Ourinhos. Desde 2002, cerca de 470 doadores já participaram do programa. Neste ano, as doações realizaram-se de 23 a 25 de novembro.

O projeto – que tem como objetivo desenvolver o espírito de solidariedade, amor ao próximo e cidadania na comunidade ­- foi coordenado pelas professoras Lídia Barbosa (Física) e Rosana Tossi (Biologia), que se sensibilizaram com a falta de doadores para o Banco de Sangue de Ourinhos.

Para informar a comunidade escolar sobre o projeto, houve divulgação no Jornal da Divisa e na Rádio Clube de Ourinhos. Os voluntários desenvolveram atividades de divulgação sobre doenças hereditárias, Aids-DST, estatísticas dos dados oferecidos pelo banco de sangue e acompanhamento de exames, pesquisas e triagens. Os estudantes também aprenderam como se faz a transfusão de sangue nos pacientes.

Somente alunos com mais de 18 anos foram doadores e os menores encaminharam os pais para a doação. Os participantes passaram por uma triagem onde responderam questões sobre relacionamento com mais de um parceiro (a) e uso de drogas, tatuagens e piercings, entre outras perguntas. Depois, o sangue foi colhido e passou por sete tipos de exames para ser aprovado.

Segundo a professora Lídia Barbosa, o projeto vem alcançando a sua principal finalidade. “Estamos aumentando o número de doadores no nosso município, a comunidade está aderindo à nossa iniciativa, temos ex-alunos que continuam participando. Em 2005, pretendemos aumentar o número de doadores”, disse Lídia Barbosa.

Eduardo Santos