• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/11/2017
A Escola Que Queremos

Projeto Ecossistemas Costeiros tem duas escolas da rede entre os finalistas

A premiação será nessa sexta (10), a partir das 18h, no Parque CienTec-USP, em São Paulo

Acontece nesta sexta-feira (10), no Parque CienTec-USP, a partir das 18h, a reunião anual do Projeto Ecossistemas Costeiros. No evento, será entregue o prêmio à melhor produção audiovisual na categoria “Mudanças Climáticas Globais de Escolas Públicas”. Essa iniciativa é um fruto da colaboração de diversos institutos da USP, da Fundação Florestal de São Paulo, da Secretaria da Educação do Estado e do Município de São Paulo e do ICMBio.

Sobre as questões de mudanças climáticas globais, o Professor Doutor Flavio Berchez, do Instituto de Biociências e Parque CienTec-USP e idealizador do projeto acredita que mitigar o assunto não resolve o problema. Mas, para o especialista, participar do Prêmio “torna o aluno mais ciente e mais preocupado em relação às mudanças climáticas globais, em geral. Tanto na parte de consumir menos, por exemplo, como na parte de se preparar para as consequências que são inevitáveis”, esclarece.

A entrega do prêmio é o último estágio desse projeto, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento e aplicação de modelos de atividade de ensino outdoor, de caráter fenomenológico e transdisciplinar em unidades de conservação e formação, além de uma rede de colaboração para melhoria do ensino público.

São três escolas finalistas que concorrem ao primeiro lugar, duas da rede estadual, a E.E. Maria Alice Alves Pereira, de Ubatuba, com o filme “Catástrofes Ambientais” e a E.E. Jardim São Paulo, de Peruíbe, com o filme “Mudanças Climáticas – Tudo o que você precisa saber”, e uma da rede municipal, a EMEF Brig. Henrique Raymundo Dyott Fontenelle, de São Paulo, com o filme “Saudade do Mundo que não vivi”.

Homenagens, outros prêmios e menções honrosas serão outorgados a membros da equipe, bem como será apresentada uma síntese dos resultados obtidos durante o ano. O Parque de Ciências e Tecnologia da USP – CienTec está localizado na avenida Miguel Stéfano, 4200 – Vila Água Funda, São Paulo/SP.

Ecossistemas Costeiros

Idealizado pelo professor Flavio Berchez, do Instituto de Biociências, o projeto Ecossistemas Costeiros completa 20 anos em 2017. A iniciativa envolve várias ações de educação ambiental, como pesquisas, aulas de campo para alunos de escolas públicas, formação de monitores ambientais, cursos e trilhas marinhas, terrestres ou virtuais.

São várias etapas, desde o início do ano. Primeiramente, os professores passam por um treinamento e são orientados a transmitirem o conhecimento a seus alunos. Esses estudantes são levados para realizarem visitas a unidades de conservação. Por fim, todos devem produzir um vídeo sobre o tema.