Desligar as luzes, diminuir o tempo em que a televisão fica ligada ou usar ciclos mais curtos na lavadora de roupas podem trazer um impacto positivo para o meio ambiente quando falamos em consumo de energia elétrica. E quando essas questões são trabalhadas desde os primeiros anos, a diferença pode ser ainda mais evidente.
Neste sentido, os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de São Carlos, município de São Paulo, participarão neste ano do projeto “CPFL nas Escolas”, parceria da Diretoria de Ensino com a Companhia Paulista de Força e Luz da região, que tem como objetivo disseminar os conceitos do uso inteligente e seguro da energia elétrica junto aos alunos.
O projeto divide-se em algumas etapas. As duas primeiras, em andamento, são compostas por reuniões de apresentação e sensibilização do projeto aos diretores das 24 unidades que irão participar. A partir do mês de junho, será realizada a terceira etapa, que consistirá na capacitação dos professores que irão ministrar as aulas do projeto aos estudantes.
– Conheça as 24 escolas participantes do projeto
“Para os alunos dos Anos Iniciais, com exceção aos do 1º ano que não participam do projeto, serão sete livros. Já para os alunos dos Anos Finais, teremos cinco livros educativos. Os professores serão capacitados para trabalhar com estes materiais em sala de aula”, revela Vanessa de Paula Brasil, professora coordenadora de Matemática do Núcleo Pedagógico.
Após o fim das atividades nas salas de aula, os alunos e professores participantes poderão visitar uma unidade móvel da CPFL, onde terão atividades e interação sobre energia elétrica. Além disso, haverão apresentações de teatro nas unidades participantes e um concurso educativo relacionado ao tema. Tudo isso, previsto para os meses de outubro e novembro. “Esse projeto é importante, pois ajudará e auxiliará nossos alunos na economia de energia elétrica”.
Expectativa nas escolas
Na E.E. Jardim Cruzado, localizada no município de Ibaté, o clima é de grande expectativa com a chegada do “CPFL nas Escolas”. Por meio das ações propostas pelo projeto, a unidade espera ajudar a mudar o hábito de seus alunos com relação ao consumo de energia.
“Nós ficamos entusiasmados após a primeira reunião do projeto, pois vimos que a iniciativa possui ações lúdicas e que, dentro delas, poderemos ajudar a disseminar o consumo consciente de nossos alunos com a energia elétrica. Neste sentido, nossa expectativa é ajudar a mudar o hábito dos estudantes nessa questão, já que eles estão numa idade onde é mais fácil a assimilação do ensino”, afirma Ana Paula, diretora da unidade.