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quinta-feira, 17/03/2011
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Projeto estimula leitura e gosto pela poesia em escola da Capital

Criado há um ano, “Poetas Doces Escritores” aumentou o número de títulos lidos pelos alunos de 1ª a 5ª série O projeto pedagógico “Poetas Doces Escritores”, desenvolvido na Escola Estadual […]

Criado há um ano, “Poetas Doces Escritores” aumentou o número de títulos lidos pelos alunos de 1ª a 5ª série

O projeto pedagógico “Poetas Doces Escritores”, desenvolvido na Escola Estadual Professora Dulce Leite da Silva, no Jardim São Luís, zona leste da capital, é um dos exemplos de como boas ações podem ampliar o acesso dos alunos de escolas públicas à cultura e ao conhecimento. O trabalho, iniciado em 2010, completa um ano neste mês com a perspectiva de ganhar mais força ao longo deste ano. “A evolução dos estudantes é visível e, por isso, pretendemos ampliar ainda mais as atividades”, aponta Cláudia Rodrigues, professora-coordenadora da unidade e responsável pela execução do projeto.

Autonomia, autoconfiança, curiosidade e desejo de aprender são, na opinião da docente, os principais ganhos que os alunos tiveram a partir do projeto, voltado a alunos de 1ª a 5ª série. Os resultados, segundo ela, foram surpreendentes no que tange ao aumento do número de títulos que os estudantes passaram a ler e ao interesse que demonstram pelos livros.

Criado para promover a prática da leitura e escrita por meio de atividades que levem ao aprendizado da história da literatura, títulos, autores e temas de publicações, o “Poetas Doces Escritores” surgiu a partir da paixão de Cláudia pelos livros. Escritora e poetisa, a docente já teve dois títulos lançados e sonhava em dividir essa experiência em sala de aula por acreditar que, independentemente da idade, é possível a qualquer pessoa entender e apreciar poesia e outros gêneros literários. “As crianças podem compreender e gostar de poesia desde cedo, assim como se interessar por grandes nomes da literatura brasileira e até mundial. Já tivemos casos de estudantes que mesmo antes de começar a ler, conseguiam identificar autores pelas fotos em capas de livros, por exemplo, após participar de ações ligadas ao projeto”, afirma.

Além de escrever textos próprios e criar paródias a partir de peças renomadas em verso e prosa, os alunos também desenvolvem atividades ligadas às artes cênicas. A professora de artes Danila Rodrigues é a responsável pela composição de cenários e peças de apoio para as apresentações. Os demais docentes da unidade também são envolvidos na ação, assim como a toda comunidade escolar, convidada a assistir aos resultados do trabalho.

“No ano passado, os estudantes de 1ª a 5ª série escolheram um autor, declamaram suas poesias e dramatizaram sobre passagens históricas. Além disso, muitos apresentaram textos de sua autoria e falaram sobre a descoberta do prazer pela literatura. Já estamos identificando talentos em nossa escola”, ressalta Cláudia.

De acordo com a professora, os bons resultados obtidos com a iniciativa são motivo de orgulho para a direção da escola, os professores, os pais, os membros da comunidade e, principalmente, para os alunos. “Estamos em festa com esse reconhecimento, com essas conquistas”, comemora.