• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/09/2017
Boas Práticas

Projeto Fanfarra integra ações pedagógicas de escola da Zona Norte

Cerca de 100 alunos do Ensino Médio participam das atividades, desde 2013

Desde 2013, uma fanfarra integra as ações pedagógicas da E.E. Milton sa Silva Rodrigues, na zona norte da capital. Formada por cerca de 100 estudantes, a banda é regida pelo diretor Osmar Francisco de Carvalho, que implantou o projeto quando a unidade passou a compor o modelo de Ensino Integral, que oferece, no contraturno das aulas regulares, atividades esportivas e culturais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O objetivo do projeto é motivar os alunos, para que eles possam conhecer e demonstrar um potencial pessoal e coletivo. As nossas ações são capazes de alavancar a autoestima dos estudantes e integrar a todos eles”, disse o diretor da unidade.

E integrar é realmente a palavra de ordem. A aluna Lais Cardoso conta que a atividade aproxima os estudantes. “Eu acho que é um lugar onde a gente consegue muito conhecer um ao outro, porque não são todos os nossos amigos de sala que estão na fanfarra, então eu acho que a gente consegue ter uma interação maior com os alunos e até fazer uma amizade maior”, disse.

Para o aluno Matheus Marques, esta interação só trouxe bons resultados. “Eu aprendi que na fanfarra, você tem que ter sincronia com as outras pessoas, saber respeitar as outras pessoas, tem que saber ajudar as outras pessoas também, porque tem pessoas novatas e eu acho que isso foi fundamental na minha vida, que foi onde eu mais aprendi”.

Os ensaios têm duração de 1h30 e acontecem, normalmente, na quadra da escola. “A gente treina marchar, andar pela quadra e fazer o circuito e também as paradas e as danças que tem durante os desfiles”, explicou a aluna Leticia Contrera.

A escola já se apresentou em importantes desfiles cívicos, como no Sambódromo do Anhembi, no Desfile Oficial de São Paulo, na comunidade, aniversários de bairros, parques, casas de cultura e em outras escolas.

Osmar conta que os instrumentos utilizados na fanfarra foram angariados pelo diretor em outras escolas da mesma Diretoria de Ensino com fanfarras desativadas, e o figurino foi conquistado por meio de patrocínios.