O Projeto Guri, programa sociocultural da a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, está com vagas abertas para mais de 30 opções de cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 e 18 anos incompletos.
O programa, que atende cerca de 50 mil alunos por ano, possui centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Jundiaí, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e no litoral paulista.
Para realizar a matrícula é necessário comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG do responsável (original e cópia) e comprovante de endereço para consulta.
Sobre o Projeto Guri
O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).
Não é necessário ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno. “Nossa ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo. Queremos estimular a a criação individual e coletiva dos jovens que participam do Projeto e fazê-los entrar em contato com a música de um jeito divertido”, pontua Deborah Lobo, assessora de projetos especiais do Guri.
Na capital, o aluno do polo Julio Prestes, João André Pereira Nunes, de 18 anos, comenta que fazer parte do Projeto é uma oportunidade incrível na vida dos jovens. “O Guri abre muitas portas para a galera. Tem bastante entrosamento entre os professores e alunos e eu acho isso demais”, diz. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.