• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/12/2017
Cultura é Currículo

Projeto Guri coloca material didático disponível para download

São duas coletâneas, com aulas de baixo elétrico, viola caipira, canto coral, fundamentos da música e outros cursos da instituição

O Projeto Guri disponibiliza para professores e alunos, gratuitamente, livros didáticos para download, basta clicar aqui. O material, com conteúdo abordado no ensino coletivo de música da instituição, reúne em duas coletâneas sugestões de atividades e repertório, dicas e curiosidades, tudo organizado por educadores renomados dos cenários nacional e internacional. A iniciativa, além de auxiliar no desenvolvimento das aulas, contribui para a ampliação de conhecimento e melhor aprendizado dos estudantes.

Abaixo, entenda como as coletâneas foram desenvolvidas. Inicialmente, o material foi impresso, até chegar à sua versão online.

Para Educadores

Lançada em 2012, a coleção voltada para educadores, elaborada a partir das particularidades do ensino coletivo da música, é composta por 11 livros específicos para os cursos de baixo elétrico, bandolim, bateria, canto coral infantojuvenil, cavaco, guitarra, madeiras, metais, percussão, viola caipira, violão e um guia didático para cordas friccionadas.

A proposta é oferecer um material adaptado ao dia a dia e ao perfil dos alunos, tendo em vista a diversidade de faixa etária, gostos musicais, rotina e realidade de cada curso oferecido.

Para Alunos

Em continuidade ao projeto de elaboração de livros didáticos para apoio às atividades dos educadores do Guri, em 2013 foi a vez dos alunos se beneficiarem. O principal objetivo foi o de padronizar os conteúdos ministrados nos polos da Amigos do Guri. Cada aluno recebeu seu material, de acordo com o curso frequentado.

Os 17 títulos, que compõe a coleção, atendem aos cursos de: baixo elétrico, bandolim, bateria, cavaco, canto coral infantojuvenil, clarinete, eufônio, flauta, guitarra, percussão, saxofone, trompa, trombone, trompete, tuba, viola caipira e violão. Por meio do livro, os alunos acompanham as atividades aplicadas pelo educador e, como complemento, têm outras para realizar em casa, como pesquisa, reforço de conteúdo, atividades de apreciação e composição. Além disso, há também indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula.

Em 2015, a Amigos do Guri entregou também livros didáticos em braille, feitos especialmente para o atendimento a alunos com deficiência visual total. Foram transcritos e impressos três títulos de Livros Didáticos de Alunos: violão, canto coral infantojuvenil e percussão. Por meio de capacitações, a Amigos do Guri iniciou uma nova etapa no aprendizado musical para alunos com deficiência, que passou a contar com ferramentas didáticas e melhor preparo dos profissionais, garantindo a inclusão e um aprendizado musical coletivo mais completo.