• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/04/2018
Divulgação
Ensino Fundamental

Projeto Horta Educativa conscientiza alunos sobre a importância do Meio Ambiente

O projeto existe há cinco anos na escola Alcides da Costa Vidigal, na capital paulista

Há cinco anos, os alunos escola Alcides da Costa Vidigal, na capital paulista, colocam a mão na terra, plantam verduras e ervas aromáticas, regam a plantação e todas as verduras da horta vão direto para os pratos das crianças durante as refeições diárias.

Essa ação faz parte do projeto Horta Educativa, do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares.

“Recebemos esse convite do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. E nós aderimos ao compromisso. Recebemos o material, que eram os livros, caderno do aluno, material para família, semente, pás, carrinho. Tudo que era possível para iniciar”, explica a vice-diretora da unidade de ensino, Isabel de Carvalho Nascimento.

Além disso, a contribuição da Associação de Pai e Mestres (APM) é fundamental para a continuidade desse projeto na escola. “Nós construímos canteiros, nós compramos mudas. Nós temos aqui pais muito participativos. Nós temos um grupo de mães da APM, onde elas participam de reuniões, nós a convocamos praticamente a cada dois meses para contar toda essa parte do que a gente pretende fazer. Essa contribuição da APM é muito importante para nós”, explica Isabel.

Entre os materiais oferecidos pelo FUSSESP, está uma apostila da família direcionada para os pais dos alunos.  E o estudante Luis Otavio de Oliveira, de 10 anos, gosta dessa participação ativa dos responsáveis. “Isso é legal, por que eles vão saber mais sobre a horta, como plantar as coisas, aprender como que está sendo mais o nosso dia a dia na horta”, explica.

E a estudante Maria Eduarda da Silva, de 10 anos, conta como foi uma das atividades relacionadas ao Projeto Horta Educativa. “A gente trabalha na horta desde o primeiro ano. No primeiro ano, a gente tinha um livrinho que a gente pegava várias coisas da horta, terra, graveto e a gente colava lá e a gente aprendeu mais. A gente podia ensinar a nossa mãe isso é legal”, conta.

Horta Educativa nas escolas estaduais

Em 2013, a Educação assinou um termo de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura para a implantação do projeto Horta Educativa. O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

No acordo, o Fussesp coordena a execução do projeto fornecendo material de apoio como ferramentas, sementes, material pedagógico e didático para a implantação nas escolas. Já a Secretaria da Agricultura elabora o estudo de viabilidade das áreas nas quais são implementadas as “Hortas Educativas”, disponibilizando assistência técnica para assuntos relacionados ao projeto.

“O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo tem uma relação direta com as escolas estaduais do projeto Horta Educativa. Então ele fornece todo o material para que as escolas consigam viabilizar o projeto. Fornece não só material referente a horta, como junto com a Secretaria de Agricultura capacitação dos profissionais envolvidos no projeto”, explica Adilson de Souza, assessora técnico do Fussesp.