• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/04/2004
Últimas Notícias

Projeto inédito prepara alunos e professores de Guaratinguetá

A Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, interior do Estado, usa a criatividade e lança amanhã (2) os projetos ”Aluno Monitor”, “Letramento” e “Interaction”. A Diretoria atenderá um público específico em […]

A Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, interior do Estado, usa a criatividade e lança amanhã (2) os projetos ”Aluno Monitor”, “Letramento” e “Interaction”.

A Diretoria atenderá um público específico em cada projeto. A intenção é desenvolver as ações com o uso da informática para alunos e professores.

Os Assistentes Técnicos Pedagógicos dos Núcleos Regionais de Tecnologia, em parceria com a Gerência de Informática Pedagógica (GIP) da Secretaria de Estado de Educação, elaboraram os projetos e criaram os softwares educacionais que serão usados no curso.

O projeto Aluno Monitor capacitará três alunos das duas últimas séries dos ensinos fundamental e médio das escolas que possuem a Sala Ambiente de Informática (SAI). Ao todo, a Diretoria atende a 82 escolas – são 36 Salas Ambiente e os projetos atenderão cerca de 10.800 alunos.

O Aluno Monitor foi criado em 2002 pela Gerência de Informática da Secretaria. A meta era montar uma equipe de alunos monitores para atuar nas Salas Ambientes de Informática (SAI).

O projeto está sendo ampliado pela equipe de Guaratinguetá, que deverá transformar a SAI num ambiente favorável à participação dos alunos e torná-los parceiros na multiplicação dos conhecimentos que serão gerados nos outros dois projetos também.

O Projeto Letramento capacitará professores que dão aulas de recuperação de Português e Matemática nas 5ª e 6ª séries a utilizar os recursos de informática como ferramentas para a superação das dificuldades de aprendizagem destes alunos.

O Interaction vai atuar com leitura e redação de textos em inglês para favorecer alunos do ensino médio num futuro profissional.

O objetivo da Diretoria de Ensino com essa iniciativa, é apoiar a escola no uso da informática em seu trabalho pedagógico de acordo com as necessidades de cada uma.

“Com esses projetos, com certeza a escola garantirá a formação de seres humanos capazes de interferir em seu meio, transformar sua realidade e desenvolver o aprender a aprender, que é competência fundamental para o sucesso, neste novo milênio”, disse o dirigente de Guaratinguetá, professor Eduardo Ferreira de Castro.

Serviço

Data: dia 2 de abril

Horário: 14 horas

Local: Organização Guará de Ensino

Av. Pedro de Toledo, 195, Vila Paraíba – Guaratinguetá.

Luciane Salles