Tomate, alface e até abacaxi são alguns dos alimentos que os alunos da E.E. Professora Maria Ângela Batista Dias, em Paraguaçu Paulista, podem colher na horta construída em conjunto com os pais e professores.
Mesmo a escola sendo localizada próximo à área rural, foi por meio do projeto que muitos estudantes tiveram o primeiro contato com terra.
A iniciativa nasceu no segundo semestre de 2014 com o objetivo de integrar a comunidade com o espaço escolar. A diretora Silvia Regina Matheus Mondini recrutou o apoio de agrônomos e universitários da região para estudar as condições do solo e iniciar o plantio.
Tudo é sustentável. A água da chuva é armazenada em um tanque – que também acomoda peixes – e depois é drenada até a horta. As mudas são preparadas e plantadas a muitas mãos sob o olhar dos educadores. O crescimento é acompanhado pelos estudantes que também participam do processo de compostagem onde restos orgânicos são transformados em adubo.
O protagonismo, um dos pilares da ação, repercute no engajamento e dedicação dos jovens que mesmo no período de férias, em janeiro, foram ajudar na manutenção da horta para recepcionar os novos alunos no dia do acolhimento, em 02 de fevereiro.
“A dedicação dos alunos ao projeto demonstra como eles se apropriaram da causa e aprenderam que a escola é uma extensão da vida deles. E o mais gratificante é vê-los saindo com as sacolas cheias com o fruto do que plantaram”, diz a diretora Silvia.