• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/09/2018
Ensino Fundamental

Projeto leva apresentações culturais para dentro das estações do Metrô

Na capital, ‘SP Cultura no Metrô’ é uma forma de aproximar cidadãos da cultura e da arte

Cultura e arte são responsáveis por estimular competências e habilidades socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Por isso, o acesso à cultura é uma das grandes responsabilidades do Governo do Estado de São Paulo com seus cidadãos, sobretudo, crianças e jovens.

Pensando em promover e facilitar iniciativas culturais na capital, a Secretaria de Estado da Cultura desenvolveu o SP Cultura no Metrô. O projeto é uma parceria da pasta com o Metrô e a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos. A ideia é levar música, teatro e dança para dentro das estações.

“Esta parceria permite o acesso de milhões de pessoas a múltiplas intervenções culturais. A produção cultural do estado multiplicada e compartilhada ao vivo e em cores. Atrações de qualidade e gratuitas para a população”, afirma Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado.

A partir do dia 10 de setembro, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha receberam diversas intervenções culturais. Entre elas, estão apresentações da Projeto Guri e da São Paulo Companhia de Dança.

“O Metrô é um sistema de transportes sempre aberto às manifestações culturais e artísticas. Já na década de 1970, obras de arte foram instaladas nas estações e temos obras de renomados artistas. Agora vamos abrir espaço para a música, dança e teatro, levando ainda mais opções para nossos usuários”, explica o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

O SP Cultura no Metrô, portanto, é uma alternativa fácil de interação com a cultura em uma das maiores e mais movimentadas cidades do mundo. Além disso, é uma forma de tornar o cotidiano de milhares de paulistanos muito mais animado e inspirador.

‘Cultura Ensina’

Na rede de ensino estadual paulista, o incentivo à cultura acontece através do projeto Cultura Ensina, lançado no início do mês de agosto. Desde então, foram agendadas mais de 300 mil visitas gratuitas de estudantes e professores a cinemas, espaços expositivos e espetáculos teatrais e musicais.

“Precisamos de alunos mais resilientes, mais disciplinados, mais focados e esse projeto poderá contribuir com a sua formação”, ressalta o secretário de Estado da Educação, João Cury.

Segundo ele, o programa é responsável por proporcionar um “casamento entre cultura e educação” capaz de formar jovens com um nível elevado de conhecimento cognitivo que vai além das disciplinas apresentadas em sala de aula.

“Queremos ampliar o repertório dos nossos alunos. Quanto mais cultura tivermos, mais desenvolvida é a nossa sociedade”, afirma o coordenador da Fundação para Desenvolvimento da Educação (FDE), Luiz Sobral.