• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/06/2004
Últimas Notícias

Projeto leva Arte Contemporânea para escolas públicas

Nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de junho, acontece no Sesc Consolação, na Capital, o seminário “Arte Contemporânea na Escola”, que faz parte do projeto “Lá Vai Maria”, […]

Nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8 de junho, acontece no Sesc Consolação, na Capital, o seminário “Arte Contemporânea na Escola”, que faz parte do projeto “Lá Vai Maria”, que leva obras de arte originais às escolas públicas e ainda orienta professores sobre como trabalhar com essas produções artísticas.

O seminário contará com palestras, mesas redondas e oficinas com educadores e artistas envolvidos no projeto. Um dos principais objetivos do evento é oferecer aos Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATPs) informações sobre o “Material de Apoio para o Professor”, livro que contém folhetins de artistas vivos e reproduções das suas obras. A publicação foi pensada para ser usada separadamente por professores que, lendo o livreto, poderão realizar o trabalho em sala de aula orientados pelos seus textos e imagens.

Os artistas citados no material são Alex Cerveny, Arnaldo Antunes, Edith Derdyk, Gal Oppido, Laerte Coutinho, Laura Vinci, Nuno Ramos e Sérgio Sister. Cada folhetim traz informações, dados sobre o artista, sugestões de atividades em sala de aula, sugestões para leitura das obras, além de conteúdos que subsidiam o trabalho do professor.

Projeto Lá vai Maria

O projeto Lá Vai Maria é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, do Centro Universitário Maria Antônia (USP), do SESC São Paulo, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

As poéticas da arte contemporânea que compõe o projeto tocam diretamente a cultura do jovem e a dos adultos mergulhados no cotidiano dos grandes centros, por isso, foram escolhidos artistas que vivem em São Paulo.

Por que trabalhar com arte contemporânea

De acordo com o departamento de projetos especiais, observar a produção de arte contemporânea em diferentes meios, suportes e linguagens, habilita o aluno a participar da produção artística e estética de seu tempo. Em geral, a arte de diferentes tempos e lugares, quando inaugura proposições, costuma gerar resistência do público e requer uma educação do olhar e do campo conceptivo para ser assimilada e desfrutada.

A abertura do evento no dia 7, deverá contar com a presença do Secretário da Educação, Professor Gabriel Chalita.

Serviço:

Seminário “Arte Contemporânea na Escola”

Data: 7 e 8 de junho

Horário: Dia 7, das 8h30 às 16h30. Dia 8, das 9h às 17h

Local: SESC Consolação – Teatro Anchieta

Rua Dr. Vila Nova, 245 – V.Buarque

Tel. 3234-3000

Carolina Guedes