Por meio de um projeto multidisciplinar, os alunos da Escola Estadual “Zilda Comegno Monti”, de Santa Cruz do Rio Pardo, estão partilhando com a comunidade os conhecimentos adquiridos desde o início do ano sobre a pintora brasileira Tarsila do Amaral.
Depois de estudar em sala de aula a vida da pintora – e de outros artistas também – os alunos selecionaram as obras de Tarsila para serem reproduzidas nos muros das escolas.
Uma parte do muro, segundo a coordenadora da escola, Luiza Martelozo, será destinada para dois alunos fazerem grafitagem.
Há dois anos a escola já tinha promovido atividade semelhante com os alunos. Um sinal de que a medida agradou a comunidade, segundo a coordenadora, foi o fato de não terem ocorrido pichações nos muros que foram pintados. “Dessa vez, eles estão dividindo com a comunidade as obras de Tarsila e acredito que novamente não vai haver depredação”, afirma a coordenadora Luzia. Entre as obras retratadas pelos alunos no muro estão “Abaporu”, “Palmeiras”, “Sol Poente”, “Paisagem com o touro”, “Cuca”, “O pescador” e “Auto-retrato”. As pinturas já mostram interferências dos alunos, que deram um “toque pessoal” a cada obra. No “Abaporu”, por exemplo, um chinelo de dedos foi colocado no pé da figura humana.