• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/06/2006
Últimas Notícias

Projeto Meio Ambiente em Ação agita escola estadual do Vale do Ribeira

Idéia é conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres em relação aos cuidados com a natureza Em plena área de Mata Atlântica, no Alto Vale do Ribeira, em Apiaí, […]

Idéia é conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres em relação aos cuidados com a natureza

Em plena área de Mata Atlântica, no Alto Vale do Ribeira, em Apiaí, interior de São Paulo, um evento programado pela Escola Estadual Profª Antonia Luz fez com que a população local parasse e refletisse sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Motivos não faltaram para isso: contaminação e escassez da água, efeito estufa, desmatamento florestal e a extinção da fauna e da flora foram argumentos mais do que suficientes para despertar a atenção de todos.

A idéia da escola é conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres em relação ao meio ambiente, além de incentivar os conceitos de educação ambiental e qualidade de vida junto à comunidade.

Passo a passo

Durante o mês de maio os alunos foram envolvidos no projeto Meio Ambiente em Ação por meio de palestras, trabalhos em sala de aula, caminhadas, passeios ecológicos, filmes com o tema meio ambiente, exposição de desenhos e cartazes nos murais da escola. O ponto alto do dia “D” de conscientização foi o pedágio organizado pela escola para a distribuição de quinhentas mudas de plantas nativas e porta lixos.

Música em prol da ecologia

No último domingo, dia 4, a equipe do Escola da Família promoveu o 2º Festival de Bandas com 16 escolas da região. “Acreditamos que os espaços de vivência precisam ser incorporados à prática pedagógica a partir do entendimento de mundo. Eles devem ser pensados em contextos mais amplos e mais complexos por meio de estudos do meio ambiente. Qualquer cidadão tem o direito de aprender a conservar o local onde vive, preservando-o para as gerações futuras”, explicou a diretora da escola, Maria do Carmo Nedopetalski.