quinta-feira, 19/12/2019
Boas Práticas

Projeto “Minha Sala + Bonita” transforma escola em espaço de arte e reflexão

Iniciativa veio do professor de arte, que pensou no uso dos espaços vazios na sala de aula

A escola é um dos lugares mais importantes na vida de um jovem. É lá onde ele passa grande parte de sua infância e juventude, em convívio com colegas, professores, diretores e toda a comunidade escolar. É um local de aprendizagem, amadurecimento e descobertas.

Foi pensando nessa simbologia que professores e diretores da PEI Escola Estadual Professora Licolina Villella, em Araçatuba, tiveram a ideia de transformar a sala de aula num lugar que pudesse refletir o turbilhão de emoções que esses jovens e também os professores experimentam ao longo de toda a vida escolar. Chamado de “Minha Sala + Bonita”, o projeto usou a estrutura para estimular a produção de obras de arte pelos próprios estudantes, que decoraram e mudaram todo o ambiente.

Tudo começou quando o professor de Arte João Carlos Rodrigues percebeu que as antigas lousas traseiras das salas estavam sem uso, assim como as mesas da pracinha da escola, que sujavam constantemente. “Nossa preocupação era com a preservação do patrimônio público. Propomos, então, que esses espaços fossem transformados em “obras de arte”. As lousas, mesas e até paredes que antes abrigavam rabiscos deram lugar a imensas pinturas com temas e assuntos trabalhados em todas as disciplinas”, conta o professor.

O projeto teve rápida adesão de todos os docentes e funcionários, e além de dar um novo uso à estrutura do lugar, também dialoga com as diversas áreas do conhecimento e disciplinas propostoa na BNCC e no Currículo Paulista. “Cada tema criado parte do objeto de conhecimento de alguma disciplina que foi estudada no ano de ensino que a turma estpa. Por exemplo, nos 6º anos, propomos que as obras abordassem surrealismo e abstracionismo, e para os 7ºs , propomos a releitura do homem vitruviano de Leonardo da Vinci”, conta Cinthia Bracale, agende de organização escolar da unidade.

O exercício de criação também fez os alunos se transportaremmpara o universo cultural. Eles passaram por todas as etapas de uma produção artística, desde o projeto até a finalização da obra. E tiveram que fazer tudo em conjunto, com o apoio dos colegas e a orientação dos professores. Os alunos do ensino médios foram além de aplicaram nos desenhos temáticas vindas de games, globalização e até da eletiva projeto de vida.

A intenção da Escola Estadual Professora Licolina é agora expandir a ideia para outros ambientes da escola, como o pátio e até mesmo os muros. Qualquer lugar em branco pode ser um espaço de passar mensagens para a comunidade.