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quarta-feira, 23/05/2007
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Projeto muda hábitos alimentares dos alunos de Araçatuba

O projeto Aprendendo na Prática, desenvolvido em 35 escolas da região de Araçatuba, continua a todo vapor. Prova disso, foi a última reunião técnica realizada na Diretoria de Ensino para […]

O projeto Aprendendo na Prática, desenvolvido em 35 escolas da região de Araçatuba, continua a todo vapor. Prova disso, foi a última reunião técnica realizada na Diretoria de Ensino para a socialização dos resultados obtidos. Todas as escolas envolvidas apresentaram excelentes resultados. Entre elas, cinco unidades se destacaram: escola Arthur Leite Carrijo (Araçatuba), escola Ivete Abdo Theodoro de Oliveira (Guararapes), escola Carmélia Mello Fonseca (Araçatuba), escola Antonio Pinto de Oliveira (Guararapes) e escola Adelmo Almeida (Guararapes).

As escolas contribuíram para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, por meio de técnicas educativas que visam aproveitar melhor as frutas e as hortaliças, evitando o desperdício.

Responsabilidade social

Aprendendo na prática não deixa de ser um conceito, pois auxilia na economia doméstica e aborda noções sobre higiene e redução de lixo. Os alunos contam com material didático composto de brincadeiras, pesquisas e receitas de culinária nutritivas. “Nas escolas são realizadas atividades que utilizam as receitas de aproveitamento dos alimentos como a sopa de talo de couve, o bolinho de espinafre e muitas outras”, comenta a assistente técnico-pedagógica da Diretoria de Ensino de Araçatuba, Dorislei Teixeira de Carvalho.

Dorislei também notou mudanças de hábitos alimentares nos alunos, principalmente em relação à merenda, já que as sobras diminuíram. ” No sistema self service algumas atitudes foram observadas, como no momento de se servir. Hoje, eles colocam no prato apenas a quantidade suficiente”, comenta.

Além desses benefícios, o projeto não deixou de tornar seus alunos grandes multiplicadores em casa e com a família. E a atuação dos professores foi primordial para o sucesso do projeto. Foram eles os responsáveis pela inserção dos temas transversais sobre saúde (alimentação ideal), meio-ambiente (reaproveitamento dos alimentos), cidadania e ética (economia da matéria prima) e responsabilidade social.

No decorrer das ações, os alunos participaram de palestras com nutricionistas, foram às feiras livres e restaurantes populares, pesquisaram sobre o valor nutricional dos alimentos, confeccionaram livros de receitas econômicas e até visitaram comunidades locais para orientações e fornecimento de receitas econômicas.

Mais sobre o projeto

Aprendendo na Prática é desenvolvido pela Arno/Panex e pela Secretaria da Educação, por meio da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A idéia existe desde 2001 na rede estadual de ensino e foi implementada este ano nas escolas estaduais de Araçatuba. Mais de 12 mil alunos do ensino fundamental (1ª a 8ª série) estão envolvidos no projeto.

O projeto começou a partir de uma pesquisa feita com os alunos sobre hábitos alimentares e a questão da preferência por frutas e hortaliças. Em seguida foram feitas tabulações desses resultados. Com o resultado da pesquisa, os professores fizeram intervenções sobre hábitos alimentares dos alunos para uma cultura do não desperdício e, assim, puderam oferecer formas simples de aproveitar melhor as frutas, verduras e legumes.

Paola Martins