sexta-feira, 14/09/2012
Imprensa

Projeto Padaria Artesanal atende à comunidade escolar de 12 cidades do interior neste fim de semana

A iniciativa deve beneficiar 300 pessoas amanhã e domingo    Amanhã e domingo, 300 frequentadores do programa Escola da Família em Assis, Bauru, Campinas, Franca, Itapetininga, Jales, Jundiaí, Pirassununga, São José […]

A iniciativa deve beneficiar 300 pessoas amanhã e domingo

Amanhã e domingo, 300 frequentadores do programa Escola da Família em Assis, Bauru, Campinas, Franca, Itapetininga, Jales, Jundiaí, Pirassununga, São José dos Campos, Sorocaba, Votorantim e Votuporanga devem aprender a arte da panificação (consulte a programação no fim do texto). A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo faz parte do projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). A expectativa é que, até o fim do ano, 15 mil pessoas participem das oficinas.

As orientações serão feitas por educadores, voluntários do e monitores educacionais da área de nutrição do projeto Ações Preventivas na Escola (APE). Além das capacitações à comunidade, os educadores universitários que atuam na Diretoria Regional de Ensino de Penápolis também participarão das aulas para se tornarem monitores. Na cidade, a oficina será no domingo (16/09), das 10h às 15h, na Escola Estadual Professora Luiza Maria Bernardes Nory.

O projeto Padaria Artesanal tem como objetivo oferecer capacitação profissional e opção de fonte de renda para os participantes, além de possibilitar a melhoria da qualidade da alimentação. Por meio do programa Escola da Família, a iniciativa instruiu, desde 2006, 106 mil pessoas entre educadores universitários, voluntários e membros das comunidades escolares.

Em Jales, as capacitações do Padaria Artesanal já se transformam em fonte de renda para membros da comunidade. Julaísa Scarpin Guazi, 22 anos, participou de uma orientação na Escola Estadual Doutor Euphly Jalles no dia 18 de agosto e já utiliza o que aprendeu para auxiliar na renda de casa.  “Eu tinha o mínimo de conhecimento sobre o que era fazer pão. No projeto, aprendi a fazer várias receitas diferentes e econômicas de pão, doces e salgados. A partir de então, comecei a receber encomendas e isso está me ajudando a complementar a renda. Faço faculdade de engenharia de alimentos e isso tem tudo a ver com o meu curso. O dinheiro que tenho conseguido com as encomendas tem sido utilizado para o meu transporte”, contou ela, ex-aluna da rede estadual. Julaísa já passou a ser monitora do programa Escola da Família e vai transmitir o que aprendeu a outros membros das comunidades que frequentam as unidades da rede aos finais de semana.

Materiais

Os agentes multiplicadores das diretorias regionais de ensino que participam das atividades recebem, para as capacitações, material didático composto por apostila, caderno extra de receitas, cartaz para divulgação e lista de presença. O mesmo material será disponibilizado virtualmente para que cópias sejam entregues nas aulas ministradas à população.

Para as capacitações com a comunidade escolar, os ingredientes para confecção de pães são adquiridos com recursos que a unidade da rede recebe para as atividades do programa Escola da Família ou por meio de outras fontes. “O material para a confecção dos pães tem várias origens. Os que serão capacitados se juntam e levam os ingredientes voluntariamente e há ainda doações de produtos às escolas. As massas são feitas a mão e assadas em fornos artesanais”, conta a coordenadora do programa Escola da Família, professora Maria Helena Berlinck Martins.

Das 2.328 unidades da rede estadual de ensino que são sede, aos finais de semana, do programa Escola da Família, cerca de 1.500 já contam com o forno para as atividades do Padaria Artesanal.

Segundo a professora Maria Helena, a confecção de pães se tornou uma tradição nas escolas que são sede do programa Escola da Família. Além da capacitação, os professores, educadores universitários e voluntários costumam assar os pães no fim da tarde, muitas vezes com a ajuda da comunidade. “Fazem um belo chá da tarde aos sábados e a escola fica em festa. Já podemos considerar que temos excelentes padeiros e chefes de cozinha nas escolas”, conta a coordenadora.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

Relação de regiões que recebem as capacitações do Padaria Artesanal neste fim de semana:

Diretoria de Ensino

José Nogueira de Souza

Jales

Assis

Maria Magdalena de Oliveira – “Dona Cota”

Penápolis

Luiza Maria Bernardes Nory