sexta-feira, 20/07/2012

Projeto Padaria Artesanal capacita educadores em Jundiaí

Setenta membros do Programa Escola da Família serão qualificados. A finalidade é de que as instruções recebidas no curso sejam repassadas à comunidade escolar Neste sábado e domingo, dias 21 […]

Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de julho, 70 educadores universitários, vice-diretores e voluntários do Programa Escola da Família estarão presentes no projeto Padaria Artesanal.

Até o mês de agosto, 750 pessoas de 30 diretorias regionais de ensino da Secretaria da Educação do Estado participarão do treinamento idealizado por nutricionistas que atuam no projeto Ações Preventivas na Escola (APE), do Escola da Família.

As aulas serão ministradas das 10h às 16h, sendo aos sábados na Escola Estadual José Silva Junior, localizada à Rua Sargento Arnaldo Mangile, 100, Jardim Bandeiras e aos domingos na E.E Professora Alessandra Cristina Rodrigues Pezzato, na Avenida Presbitero Manoel Antonio Dias Filhos, 1.524, Residencial Jundiaí, ambas localizadas no município de Jundiaí.

Material Didático

Os 70 participantes da Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí terão material educativo composto por apostila, caderno extra de receitas, cartaz para divulgação e lista de presença. Além disso, cópias online serão disponibilizadas para que a população tenha acesso ao conteúdo ministrado nas oficinas.

Após este período, quando a comunidade escolar iniciar o manuseio para a confecção dos pães, os ingredientes serão obtidos por meio dos recursos que cada unidade escolar adquire para as atividades do programa Escola da Família ou por outras fontes. Aos fins de semana, cerca de 2.300 escolas da rede estadual recebem o programa Escola da Família. Destas, 1.500 contam com forno artesanal para as atividades do Padaria Artesanal.

Padaria Artesanal

Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o projeto tem como objetivo capacitar profissionalmente, proporcionando aos participantes uma fonte de renda além de melhorias na qualidade da alimentação.

O monitor educacional do APE, em Jundiaí, Damião Silva, destaca a relevância da ação realizada nas escolas sedes do programa Escola da Família. “Esse projeto tem sido valioso para a comunidade. Nele, ensinamos noções para uma alimentação saudável e mostramos às famílias a relação custo-benefício quando o pão é feito em casa”.