• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/11/2014
Boas Práticas

Promovido por agente de organização escolar, projeto de fanfarras é sucesso em escola

Realizado desde 2008, projeto conta com a participação de alunos e da comunidade

Todos possuem um sonho. E a agente de organização escolar Silvia Aparecida de Almeida poderá, a partir deste sábado (22), conquistar sua meta mais uma vez. Na escola estadual Vicente Leporace, em São Paulo, acontecerá o encerramento do concurso de fanfarras realizado pela unidade. O projeto tem como objetivo promover o ensino e a aprendizagem da música, dos valores éticos e sociais, além de incentivar os valores culturais da comunidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as atividades que serão realizadas está a competição entre 22 grupos de alunos de outras escolas, que se dividirão em cinco categorias: Fanfarra Simples, Fanfarra com um Pisto, Banda Marcial Infanto Juvenil, Banda Marcial Juvenil e Banda Marcial Sênior. Os campeões de cada categoria serão definidos por um grupo de jurados e ganharão troféus.

Como anfitriã, a escola Vicente Leporace não participará das disputas. Neste sentido, a escola fará o encerramento do evento, que será aberto à comunidade. “Como somos da casa, amanhã nós só faremos o encerramento do concurso. Nós ofereceremos café e almoço para todas as 22 corporações”, revela.

O início

O projeto de fanfarra começou a tomar corpo em 2008, a partir da iniciativa da agente de organização, que teve grande apoio da diretora da escola, Lilian Aparecida de Siqueira. Tão logo, os alunos aderiram a causa e, com o apoio de toda a comunidade escolar, professores, funcionários e pais, o programa teve início na escola. No mesmo ano, a escola participou do Festival de Bandas e Fanfarras, realizado pela Prefeitura de São Paulo, conquistando o 1º lugar na categoria Fanfarra Simples.

“Eu pensei que poderia fazer a diferença de alguma forma. Então, tive a ideia de trazer o concurso de fanfarra para a escola. Hoje, temos o apoio de toda a comunidade”, conta Silvia. “Eu acredito que venci. Eu consegui mostrar aos alunos e comunidade que não podemos desistir de nossos sonhos”, finaliza a agente de organização escolar.