• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 23/05/2011
Últimas Notícias

Projeto que conscientiza alunos sobre proteção aos animais

Estudantes de Araras se engajaram no projeto, que já se espalhou para a comunidade Levar para a sala de aula um trabalho de conscientização sobre a relação das crianças com […]

Estudantes de Araras se engajaram no projeto, que já se espalhou para a comunidade

Levar para a sala de aula um trabalho de conscientização sobre a relação das crianças com os animais foi o ponto de partida para o surgimento Grupo Infantil de Proteção aos Animais (Gipa), na Escola Estadual Professora Joanita Kammer Martins Pereira. O movimento foi liderado pela professora Flávia Mareti Daróz que dedicou parte do seu tempo livre no voluntariado no Canil Municipal de Araras. “Fiquei impressionada com a quantidade de animais que havia no canil. Alguns eram recolhidos das ruas, outros tirados do dono por maus tratos”, lembra a docente. Foi então que Flavia decidiu promover debates sobre respeito, cuidado e posse responsável de bichos de estimação com seus alunos.

“Durante as conversar, as crianças sugeriram que formássemos um grupo para defender os animais”, conta. O Gipa nasceu em 2006 e, hoje, suas atividades já fazem parte da rotina da comunidade. “Temos um blog que está em destaque no site da prefeitura da cidade”, comemora a professora. O endereço do site é http://amorsemprecoararas.blogspot.com .

Flávia conta que, durante o ano letivo, às sextas-feiras, um grupo fixo de alunos-voluntários faz uma explanação no pátio da escola, utilizando microfone e caixa de som. “No início da semana, as crianças já começam a me cobrar o assunto que será tratado”, diz Flávia. Os estudantes confeccionam cartazes e folhetos para divulgar no bairro. Além disso, criaram eventos como uma “feirinha” para adoção de cães em festas da escola, como a Mostra Cultural e Festa Junina. “Os alunos saem todos os anos no desfile de 7 de Setembro com as camisetas, banners e faixas que visam em defesa dos animais.”

A professora afirma que o Gipa mudou a maneira como a maioria das pessoas da comunidade enxergam os animais necessitados e suas atitudes em relação a eles. “Pessoas da comunidade já foram à escola procurar o Gipa para resolver problemas envolvendo animais”, explica.

O projeto é multidisciplinar, e trabalha assuntos como meio ambiente, poluição, saúde e cuidados com a natureza.