• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 19/04/2005
Últimas Notícias

Projeto resgata valores da cultura indígena

Desenvolvida com alunos do ensino fundamental, atividade incentiva respeito à diversidade cultural A Canções, jograis, teatros e lendas indígenas ganharam vida no último dia 13 de abril na Escola Estadual […]

Desenvolvida com alunos do ensino fundamental, atividade incentiva respeito à diversidade cultural

A Canções, jograis, teatros e lendas indígenas ganharam vida no último dia 13 de abril na Escola Estadual Prof. Antonio de Campos Gonçalves, em Santo André, na região do ABC paulista. Cerca de 230 crianças da 1ª a 4ª série do ensino fundamental participaram de um projeto – que incluiu apresentações típicas para pais e comunidade – com o objetivo de resgatar valores dos povos indígenas e incentivar o respeito à diversidade cultural.

“Já tinha visto índios na televisão, mas não conhecia muito bem suas músicas e danças”, diz Hayane Durante Bernardo, 7, aluna da 2ª série que apresentou com colegas um número de dança indígena. De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, a professora Elvira Wink Burjato, dez grupos de trabalho – incluindo alunos com necessidades especiais – utilizaram diversas formas de linguagem para representar aspectos da cultura dos índios do Brasil.

 

 

 

 

 

Foto: Vera Creres

“Alunos de seis a dez anos de idade criaram peças de teatros, danças, rituais, jograis, maquetes e até um coral com a temática indígena.

Estudantes com deficiência auditiva também participaram e apresentaram uma canção em libras, a linguagem dos sinais”, diz a professora. Os trabalhos foram expostos pelos alunos durante mais de duas horas nos períodos da manhã e tarde.

O estudante Marcos Vinícius de Barros Bellanda, 8, também da 2ª série, ajudou a confeccionar colares, brincos, chocalhos e outros objetos típicos do cotidiano de diversas tribos nacionais. “Foi muito interessante saber que eles gostam de se enfeitar com esses objetos todos. Isso tudo é muito bonito”. Para a diretora da escola, Vera Cristina Creres, é justamente esse o objetivo do projeto: chamar a atenção dos alunos para essa cultura, “tão rica e diversa quanto esquecida”.

 

 

 

 

 

Foto: Vera Creres

“A iniciativa do projeto envolveu todos os estudantes da Antonio de Campos e acredito que contribuímos para estimular a capacidade de abstração e o talento de crianças e pré-adolescentes, além de ajudá-los a reconhecer a importância da cultura indígena para nosso povo”, afirma. “Como todos sabem, 19 de abril é o Dia do Índio, mas não é somente por causa da data que devemos lembrar de um povo, tão brasileiro quanto qualquer um de nós.” Após a exposição dos trabalhos, um aluno de cada série foi escolhido para falar sobre o projeto e o que aprendeu a respeito dos índios.