segunda-feira, 11/11/2019
Boas Práticas

Projeto transforma estudantes da rede em fotógrafos

Ação é fruto da parceria entre a escola e a ONG Imagem Mágica (IMM)

Durante oito dias, alunos da Escola Estadual Padre Tiago Alberione, localizada na zona sul da capital, participaram do projeto ‘Escola do Olhar’, que tem como intuito a reflexão de temas que englobam as áreas de saúde, educação e engenharia por meio de oficinas de fotografia.

A ação teve início no dia 29 de outubro e terminou nesta quinta-feira (07) com a formatura e entrega de certificado aos participantes. O projeto foi dividido em etapas e foi composto por aulas teóricas com os objetivos da ação, e aulas práticas, que levaram os alunos a uma oficina na qual tiraram fotografias e criaram legendas com base no tema proposto.

“Os estudantes ficaram fascinados ao descobrirem recursos, técnicas e possibilidades com os próprios equipamento deles, como o celular”, disse o diretor da escola, Kauê Armellei. A iniciativa é fruto da parceria entre a Escola e a ONG Imagem Mágica (IMM).

Com o projeto, a ONG amplia sua missão de fazer os estudantes pensarem sobre a sociedade. “Cada projeto que realizamos tem um tema de interesse público diferente. Neste, o tema é composto pelos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, pontua a coordenadora pedagógica da ONG, Andreza Portela.  “Quando levamos o tema para as salas de aula, a gente trouxe uma reflexão sobre o futuro e como somos responsáveis por ele”, acrescenta.

Um outro ponto foi explorar temas recentes na sociedade. “A oficina explora os problemas atuais ligados ao tema e nos mostra, por meio de fotografias, o que é necessário mudar e melhorar para que seja alcançado os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, explica a professora Renata Angelica do Valle Orfão.

Ao final da formação, os alunos apresentaram os aprendizados e expuseram seus trabalhos no corredor da escola. “A oficina me fez refletir como estamos estragando o mundo, mas que ainda temos esperança de salvá-lo”, conclui Laisla dos Santos Nascimento, aluna do primeiro colegial na unidade. Junto dela, cerca de 75 alunos participaram do projeto.