• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/02/2004
Últimas Notícias

Projeto une encantos do carnaval ao mundo de Alice no País das Maravilhas

Os alunos da Escola Estadual Deputado Aurélio Campos, de Ensino Fundamental – ciclo I, fizeram do Carnaval uma forma de desfilar um conjunto de sonhos e imaginações pelas avenidas da […]

Os alunos da Escola Estadual Deputado Aurélio Campos, de Ensino Fundamental – ciclo I, fizeram do Carnaval uma forma de desfilar um conjunto de sonhos e imaginações pelas avenidas da infância.

Eles participaram de um projeto organizado pela Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP), cujo tema deve ser ligado à fábula de Alice no País das Maravilhas. A professora de Educação Artística, Paula Regina Siqueira Alves Pedroso, traçou um paralelo entre o carnaval e a história da menina que não gostava de ler e que sonhou em cima de uma árvore.

Em comum, ambos têm na criação de personagens a fonte de seus enredos. Após assistirem ao filme, os alunos irão criar personagens para o carnaval, baseados na história da festividade e mesclando essas imagens com as mirabolantes figuras vistas no mundo de Alice e na própria imaginação.

Com essa mescla de vertentes que aguçam a fantasia das crianças, por meio de suas próprias interpretações eles irão criar personagens com objetos fornecidos pelos educadores, como bexigas, plásticos e papéis.

O objetivo é fortalecer a auto-estima infantil, fazendo com que os pequenos encontrem em sua riqueza interior motivos suficientes para alimentar suas esperanças em um futuro cheio de confetes e serpentinas. Para que, quando a realidade bater à porta e vierem as frustrações, que elas sejam representadas apenas por lágrimas de um pierrô apaixonado.

EUGENIO GOUSSINSKY