• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/10/2005
Últimas Notícias

Projetos arquitetônicos de escolas estaduais estarão no Pavilhão do Ibirapuera a partir deste fim-de-semana

Quem for à Bienal Internacional de Arquitetura que começa neste domingo no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, terá a oportunidade de conhecer uma inovação tecnológica desenvolvida pelo governo estadual […]

Quem for à Bienal Internacional de Arquitetura que começa neste domingo no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, terá a oportunidade de conhecer uma inovação tecnológica desenvolvida pelo governo estadual na construção dos prédios das escolas de sua rede pública de ensino.

O diferencial dos projetos arquitetônicos de obras já concluídas e outras em fase de construção, desenvolvidos pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – está na estrutura pré-moldada de concreto e metálica. Com este sistema, a FDE projetou 82 prédios de escolas estaduais – 16 já finalizados, 24 em fase de execução e os demais em diferentes etapas de viabilização.

“A adoção da estrutura pré-moldada de concreto, e em número restrito, de estrutura metálica, tem por objetivo garantir a melhoria da qualidade da obra, bem como os prazos de sua viabilização. Em função do volume expressivo de construções de escolas públicas estaduais, é de fundamental importância da participação da FDE neste evento”, explica o diretor-executivo da FDE, Miguel Haddad.

Outro diferencial: a incorporação ao espaço de vivência, da quadra de esportes coberta, o que, além de gerar uma mudança significativa nos projetos arquitetônicos, amplia as funções do prédio, dá novo valor ao ambiente e incentiva a maior participação da comunidade na escola. Como explica a gerente de Planejamento e Projetos da FDE, arquiteta Avany Ferreira: “O prédio escolar é um dos únicos equipamentos públicos disponíveis na periferia de nossas áreas metropolitanas e se sobressai por sua escola na imensidão formada por autoconstruções e por conjuntos habitacionais. É inegável a contribuição dos arquitetos para dar uma identidade a essa produção, que se distingue pela qualidade espacial proposta, pelo arrojo e modernidade expressos”.

Além dos painéis espalhados no estande da FDE, haverá também a projeção de uma mídia interativa, pela qual o visitante poderá conferir todas as escolas construídas neste sistema ou em fase de execução.

“O Governo do Estado nos últimos 100 anos sempre se destacou na disseminação e universalização do ensino público, assim como na construção de edifícios escolares. A produção atual certamente representará um dos saltos de qualidade na história da arquitetura escolar paulista”, conclui o diretor executivo da FDE, Miguel Haddad.

Serviços:

6ª Bienal Internacional de Arquitetura

Estande do Governo do Estado

Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera

De 22 de outubro a 11 de dezembro

Horário: de terça à quinta-feira, das 12 às 22 horas; sextas, sábados e domingos, das 10 às 22 horas

Entrada: R$ 12,00 (crianças até 6 anos não pagam. Estudantes, crianças de 7 a 12 anos e maiores de 65 anos pagam meia). Associados Sesc têm desconto de 50% com apresentação de carteirinha.

A FDE

Criada em 1987, a Fundação para o desenvolvimento da Educação (FDE) é o órgão executor da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, a maior rede pública de ensino do País, com 5.408 escolas e quase 6 milhões de alunos.

Atuando na construção, reforma e manutenção dos prédios escolares, e ainda no planejamento, implantação e gerenciamento de projetos pedagógicos e tecnológicos, a Fundação exerce papel de fundamental importância para a rede estadual paulista

 

Wania Torres