• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/12/2018
Ensino Fundamental

Projetos criativos marcam a Feira Cultural de Biologia da escola Celso Gama

Os alunos estudaram a história de 16 filmes e apresentaram os pontos positivos e negativos das obras

Projetos criativos marcaram a Feira Cultural de Biologia da escola Doutor Celso Gama, localizada em Santo André. O evento cultural foi realizado no último sábado (8) e contou com a presença de professores, pais, alunos e comunidade.

Com a missão de entreter os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o professor de Biologia Felipe Rodrigues Pius decidiu trazer o universo lúdico para a sala de aula. Os alunos tiveram a missão de identificar o tema biologia nos filmes. Divididos em grupos, os jovens escolheram as obras cinematográficas e identificaram algum tema que foi trabalhado durante o ano. Depois produziram uma pesquisa sobre a história do filme e o levantamento dos principais pontos positivos e negativos das obras relacionados à disciplina.

E os alunos não pouparam criatividade para apresentar os seus trabalhos. Vários estandes foram montados na unidade de ensino.  A inspiração para a criação das apresentações surgiu de 16 filmes sugeridos pelos próprios alunos. Entre eles, o filme Procurando Nemo com o estudo da biologia marinha, Harry Potter que abordou a alquimia, mutação genética com o X-Men e botânica com Batman.

“Eu costumo trabalhar com projetos diferenciados. São trabalhos que tentam explorar a criatividade do aluno dentro dos conteúdos. Eu vou aproveitando as potencialidades para terem mais gosto e absorver as informações”, explica o professor Felipe Pius.

A atividade cultural foi aclamada por todos os alunos que destacaram a importância de atividades que os desafiam de alguma forma. “É muito importante criar no aluno a vontade de aprender de jeitos diferentes que nem aconteceu com a gente esse ano. Foi muito bonito ver como todo mundo se ajudou e como todo mundo estava empenhado para fazer a feira do melhor jeito. A gente usou a biologia para mostrar para as pessoas de fora que tudo é questão de parar, pensar e aprender”, disse a aluna Paola da Silva Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

Para a aluna Loisa Carolina Pereira de Sousa, da 3ª série do Ensino Médio, o projeto foi fundamental para o seu último ano na unidade de ensino. É um aprendizado que ultrapassou os muros da escola. “A gente amadureceu muito. É uma lição que a gente pode tirar por que o ano que vem não estaremos mais na escola. O ano que vem alguns vão para faculdade, outros procurar curso ou trabalhos. É uma experiência que nós vamos levar para a vida inteira”, disse a aluna Loisa Carolina Pereira de Sousa, da 3ª série do Ensino Médio.

“Fazer parte da feira foi algo que mudou a cara do final das aulas, por que nós colocamos conteúdos que aprendemos em sala de aula de uma maneira diferente na prática. Na verdade, a gente só conseguiu chegar e conquistar esse objetivo graças a forma que o professor Felipe dava aula. Uma aula bem diferente”, disse Gabriel Geronimo Metzger da Silva, do 9º ano do Ensino Fundamental.