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sexta-feira, 13/05/2011
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Projetos da Secretaria são selecionados para Conferência Internacional de Educação

Experiências da rede estadual que envolvem o uso de tecnologias em sala de aula e na formação dos novos professores da rede serão apresentadas na VII Conferência Internacional de TIC […]

Experiências da rede estadual que envolvem o uso de tecnologias em sala de aula e na formação dos novos professores da rede serão apresentadas na VII Conferência Internacional de TIC na Educação, que acontece nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/05), em Portugal

Dois projetos da Secretaria de Estado da Educação foram selecionados para serem apresentados na Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) na Educação, que acontece nesta quarta e quinta-feira (12 e 13/05) na Universidade do Minho, localizada na cidade de Braga, em Portugal. O evento reúne experiências consideradas inovadoras em relação ao uso de tecnologias nos processos de aprendizagem e criação do conhecimento.

Um dos projetos em questão é o Curso de Formação Específica, instituído pela Secretaria como etapa obrigatória nos concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino). Promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), o curso tem por objetivo apresentar aos docentes que ingressarão na rede estadual de ensino o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas.

As aulas são divididas em módulos semanais, ministrados a distância e intercalados por encontros presenciais. O conteúdo é acessado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EFAP, no site da Escola de Formação ( http://escoladeformacao.educacao.sp.gov.br/ ). Os trabalhos online compreenderam questões objetivas e discursivas, fóruns de discussão, redações e projetos, contabilizados na participação.

Em pesquisa realizada pela Escola de Formação, o curso teve aprovação de mais de 90% dos participantes. “Nunca tinha participado de um curso a distância e gostei muito. Tivemos acesso a um material muito rico, com vídeos e depoimentos. Achei ótimo”, comentou Silvio Neris da Silva, professor de inglês que ingressou na rede estadual como efetivo neste ano.

O outro trabalho que será apresentado na conferência é o Aula Interativa, que compreende o uso de lousas digitais, netbooks e conteúdo interativo em aulas de língua portuguesa e matemática nas escolas da rede estadual de ensino. Parceria entre a Secretaria e a empresa americana Dell, o projeto foi implantado em caráter experimental, desde 2009, em 23 escolas estaduais no município de Hortolândia, envolvendo cerca de seis mil alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio.

No Aula Interativa, o tradicional quadro negro é substituído por uma lousa digital conectada à Internet, que exibe o conteúdo disciplinar interativo desenvolvido especialmente por profissionais da Universidade de São Paulo (USP) para a nova ferramenta de ensino com base no currículo do Estado. Em vez de cadernos, os alunos utilizam netbooks equipados com software especial para interação com a lousa digital e o computador do professor, que gerencia e controla as aulas.

“A lousa digital proporciona uma aula bem mais dinâmica. É muito rica visualmente. Possibilita movimento de imagens e gráficos que ajudam os alunos a visualizar e compreender melhor conceitos como frações e formas decimais na matemática”, comenta a professora Maria Ângela Carvalho de Barros, que leciona na Escola Estadual Maria Rita de Araújo Costa, uma das participantes do projeto.