terça-feira, 28/09/2004

Projetos incentivam a formação de alunos em Aparecida

A Escola Estadual Prefeito Sólon Pereira, em Aparecida, está com a agenda lotada neste segundo semestre. Professores e alunos trabalham juntos na aplicação de projetos multidisciplinares que preparam os jovens […]

A Escola Estadual Prefeito Sólon Pereira, em Aparecida, está com a agenda lotada neste segundo semestre. Professores e alunos trabalham juntos na aplicação de projetos multidisciplinares que preparam os jovens para uma formação participativa, desenvolvendo a cidadania e o gosto pela leitura.

Até o final do ano letivo, os alunos da escola Sólon Pereira retomam a leitura com prazer, aprendem sobre a segurança no trânsito e como preservar o patrimônio. A intenção dos educadores é promover em três projetos diferentes ações de incentivo a uma formação global.

Com o projeto “Leitura”, os alunos dos Ciclos I e II realizam a interpretação de textos explorando principalmente as obras literárias no espaço da biblioteca. Faz parte do projeto o trabalho com jornais nas atividades escolares focando também os alunos do supletivo.

Já o “Educação Viária” funciona como um exercício para a cidadania. O objetivo é preparar os alunos como futuros cidadãos envolvidos e conscientes da atuação e responsabilidade pela segurança no trânsito. Com o uso da bicicleta, os alunos praticam as regras e memorizam o Código de Trânsito Brasileiro.

Formar o cidadão e incutir o amor à Pátria é outro grande objetivo dos professores. Por isso, semanalmente alunos e professores trabalham o culto à Bandeira e o desenvolvimento de ações solidárias.

Vale lembrar que as escolas da rede pública estadual têm autonomia para elaborar projetos de acordo com a necessidade de cada comunidade escolar. Todas as iniciativas educativas e multidisciplinares contribuem para a complementação da educação e valorização do aluno da rede.

Luciane Salles