quinta-feira, 25/06/2020

Projetos que precisam de análise estatística podem ter assessoria da USP

Centro de Estatística Aplicada recebe inscrições até 22 de julho; projetos aprovados serão atendidos no 2º semestre de 2020

A análise de dados e a elaboração de estatísticas ajudam pesquisadores, instituições e empresas a tomar decisões. Um cientista que precisa pensar como coletar uma base de dados ou estimar o tamanho da amostra para sua pesquisa, uma instituição pública que precisa analisar os dados relacionados a consumo de energia e até uma empresa que tem necessidade de avaliar seu desempenho, todos podem contar com a ajuda da estatística para ter informações que não estão visíveis facilmente.

Para ajudar nessa tarefa, o Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da USP, realiza consultoria e assessoria em estatística aplicada para órgãos da universidade, instituições públicas e privadas, além de atender pesquisadores e demais pessoas físicas. Uma equipe composta de alunos do último ano de Estatística, orientados por professores da Universidade de São Paulo, analisa as propostas, faz consultas e projetos de pequeno porte por valores simbólicos.

Iniciativas que precisam desse tipo de análise podem ser inscritas até o dia 22 de julho com o preenchimento do formulário, que deve ser baixado neste link, e envio no e-mail cea@ime.usp.br. Os projetos passam por uma triagem no final de julho e os aprovados serão atendidos no segundo semestre de 2020.

Processo online

Devido à pandemia de COVID-19, todo o processo é realizado online, com reuniões e apresentações a distância por teleconferência (usando ferramentas gratuitas como Google Meet, Zoom ou similar).

Para que a proposta seja considerada, é necessário que os dados estejam totalmente coletados e organizados em planilha eletrônica até o início de agosto e os responsáveis pelo projeto tenham disponibilidade para participar de reuniões com a equipe que fará as análises durante o semestre e, também, em duas apresentações a serem feitas pelos alunos. Ao final do semestre, é feito um relatório técnico de análise estatística com todos os resultados das análises, incluindo tabelas e gráficos, e suas conclusões.