A 2º Feira de Ciências da Educação avança mais uma etapa. Os 20 projetos selecionados para a competição de conhecimento iniciam nesta sexta-feira (21) o período de orientação pré-banca.
Até 26 de novembro, os estudantes discutirão com especialistas da rede o aperfeiçoamento do trabalho teórico. Nesta fase, os alunos poderão fazer alterações na metodologia, resumo, referências bibliográficas e pôster.
As orientações serão realizadas pela internet por meio de uma plataforma virtual tutoriada pela equipe curricular da Educação e do programa de Novo Modelo de Escola de Tempo Integral. A etapa preparará os estudantes para as bancas avaliadoras que serão realizadas no dia 27 de novembro.
“Os subsídios que os estudantes semifinalistas estão recebendo os deixarão aptos para enfrentar a avaliação com profissionais da USP, UNICAMP, UNESP e outras instituições respeitadas por sua tradição no âmbito de pesquisas acadêmicas”, explica Dayse Pereira da Silva, membro da coordenação de atividades de Ciências da Natureza da equipe do Novo Modelo de Tempo Integral.
A grande final acontecerá no dia 4 de dezembro no Salão Nobre da Secretaria da Educação. Os alunos vencedores serão credenciados para representar o Estado de São Paulo em olímpiadas de conhecimento, como a Mostratec, Febrace, MOP, Fenecit e Genius Olympiad, nos Estados Unidos.
Em 2014, a Feira de Ciências, antes direcionada aos alunos do novo modelo de tempo integral, ampliou as inscrições para os estudantes matriculados em escolas estaduais regulares. A competição contabilizou o cadastro de 138 projetos.
– Conheça aqui as 20 iniciativas semifinalistas
Feira de Ciências em 2013
Cerca de 400 estudantes do Ensino Médio das 47 escolas do Novo Modelo de Ensino Integral participaram da 1º Feira de Ciências, em 2013. Foram produzidos 151 projetos. Os alunos da E.E. Ilza Irma Moeller Coppio ganharam a oportunidade de representar o Brasil na Genius Olympiad e dois projetos foram selecionados para representar suas escolas na Mostratec, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Saiba mais.