sexta-feira, 10/01/2003

Promotor de Justiça assume a presidência da FDE

Nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, na sede da FDE, o Secretário da Educação, Prof. Gabriel Chalita, nomeou o Promotor de Justiça, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, como novo diretor executivo […]

Nesta quinta-feira, dia 9 de janeiro, na sede da FDE, o Secretário da Educação, Prof. Gabriel Chalita, nomeou o Promotor de Justiça, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, como novo diretor executivo da Fundação. Estiveram presentes ao evento o secretário-adjunto da Educação, Prof. Fabio Sabba, o ex-diretor executivo da FDE, Dr. Sami Bussab, o Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dr. Alexandre de Moraes, o Deputado Alberto Hiar/Turco Loco, representantes do Ministério Público, da Secretaria da Justiça, além de coordenadores, dirigentes de ensino e funcionários da Fundação e da Secretaria da Educação.

Durante a cerimônia de posse, Dr. Sami Bussab deu boas-vindas ao novo diretor executivo e agradeceu o empenho e a competência de todos os funcionários da casa, enfatizando que durante os sete anos em que atuou como diretor executivo, a FDE conseguiu consolidar sua existência como órgão de excelência. Destacou os vários projetos implementados visando à melhoria da qualidade do ensino em São Paulo, como classes de aceleração, informatização, Saresp, PEC/Formação Universitária. Em relação à melhoria e a ampliação da rede física estadual, Bussab citou que de 1995 a 2002, foram construídas 10 mil novas salas de aulas, o que representa a criação de mais de 1 milhão de vagas – obras a um custo 40% inferior ao praticado antes de sua gestão.

O novo diretor executivo, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, afirmou que o dia de hoje ficará marcado em sua vida, dizendo-se consciente da responsabilidade que o cargo acarreta. Ressaltou a importância da honestidade e da probidade na administração do dinheiro público e se comprometeu estar sempre ao lado do Secretário da Educação para auxiliá-lo na implementação de sua política de Educação. Emocionado, agradeceu a Chalita pela confiança, ao Ministério Público e à sua família por apoiá-lo em mais este novo desafio. Em seguida, os funcionários da Fundação prestaram homenagem a Bussab, através das palavras do vice-presidente da Associação dos Funcionários da FDE, Luís Augusto Moraes.

A cerimônia foi encerrada com as palavras do Secretário da Educação, lembrando a forte emoção que tomou conta do Promotor de Justiça durante seu pronunciamento ao falar de sua família. Ressaltou as qualidades do novo diretor pela sua sólida formação humana, além de ser um educador. Falou do ótimo trabalho realizado pela Fundação nesses últimos anos e de sua importância dentro da Secretaria da Educação, como órgão essencial para a implementação dos programas e projetos educacionais. Ao encerrar seu pronunciamento, Chalita solicitou aos funcionários da Fundação e da Secretaria da Educação que recebam o novo diretor com afeto e que mantenham a mesma determinação em perseguir seus ideais.

Perfil

O Promotor de Justica, Dr. Gianpaolo Poggio Smanio, tem 38 anos, casado, e é natural da cidade de Campinas. Formado em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo(FADUSP) e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ingressou como secretário adjunto da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania em fevereiro de 2002. Presidente da Comissão Especial dos Notoriais e de Registro; presidente da Comissão de Acompanhamento da Execução do Programa Estadual de Direitos Humanos; representante do Conselho Deliberativo do IMESC (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo).

Ingressou no Ministério Público em janeiro de 1988: 2º Promotor de Justiça da Cidadania da Capital; assessor da Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo; membro da Comissão de Procuradioria-Geral da Justiça de São Paulo para Estudos da Reforma Penal Processual Penal. O promotor de Justiça publicou vários artigos e livros referentes à área jurídica.